O Carnaval 2024 está chegando e os foliões mais animados já separaram a roupa e fizeram todos os preparativos para curtir a festa mais esperada do ano. Para quem vai aproveitar o bloquinho na rua, também é importante conferir a previsão do tempo para saber se chove ou não durante a folia.
Leia mais: Bancos abrem no Carnaval?
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a atuação do El Niño será menos intensa a partir do início de fevereiro, mas o fenômeno continua pelo menos até outubro. Essa influência deve reduzir as temperaturas e o volume de chuvas no Sul e Sudeste.
Ainda assim, o boletim divulgado pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) mostra que as duas regiões não devem escapar do mau tempo nos próximos dias.
No período de 6 a 12 de fevereiro, as chuvas ficarão concentradas. “As chuvas serão mais localizadas e ocorrerão principalmente na parte da tarde. Vejo que na sexta e no sábado, principalmente à tarde, tem chuvas na região Sul, pegando Porto Alegre e Florianópolis, com uma chuva isolada em Curitiba. No domingo e na segunda as chuvas diminuem”, explica a meteorologista do Inmet, Andrea Ramos.
Há possibilidade de granizo em alguns pontos do Sul na parte da tarde, considerando que o tempo estará quente.
Já no Sudeste, as precipitações devem ocorrer principalmente na parte da tarde e da noite. Minas Gerais será o estado mais atingido ao longo do feriado. A previsão também é de chuva nas regiões centrais até o Norte do país, sem deixar de fora os estados do Nordeste.
“Muita chuva em Macapá, Belém, São Luís, nessa faixa litorânea que vai de Fortaleza até o Rio Grande do Norte, mas de forma mais isolada. Os volumes mais significativos devem atingir o litoral da Bahia e a região Norte, principalmente à tarde e à noite”, diz Ramos.
Onde chove no Carnaval?
- Região Norte: chove no oeste do Amazonas, Acre, Rondônia, centro-sul e leste do Pará, Amapá e norte do Tocantins. Baixo volume em Roraima, nordeste do Amazonas e noroeste do Pará.
- Região Nordeste: pancadas na faixa leste e interior do norte da região, principalmente no Maranhão, Ceará, sertão de Pernambuco e Paraíba, Sergipe, Alagoas e sul da Bahia. Volumes mais baixos podem ocorrer no oeste da Bahia e no Piauí.
- Regiões Centro-Oeste e Sudeste: áreas de Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Espírito Santo, leste de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro recebem pancadas de chuva, mas podem ocorrer acumulados menores nas demais.
- Região Sul: Santa Catarina e Rio Grande do Sul terão acumulados maiores, enquanto no centro-norte do Paraná chove menos.