Uma coisa é fato: a coxinha faz parte da cultura gastronômica do brasileiro. Amada de norte a sul do país, se apresenta como um salgado clássico que, muitas vezes, ganha releituras a partir do uso de outros recheios que vão além do frango.
Leia mais: Sem julgamentos! Experimente 3 misturas de doce com salgado e se surpreenda
A iguaria está presente nos botecos, mas também domina, há décadas, as festas infantis, lanchonetes e o coração do brasileiro quando o assunto é aquela fritura caprichada. Ainda assim, todo esse sucesso não foi o suficiente para que o salgado brasileiro levasse o posto de melhor comida frita do mundo.
De toda forma, a nossa coxinha não fez feito no ranking das 100 melhores comidas fritas do mundo do TasteAtlas. Até porque, até ano passado, o salgado brasileiro estava presente entre as melhores comidas fritas selecionadas pelo TasteAtlas, mas não figurava nem entre as dez mais desejadas.
Entretanto, agora tudo mudou: a coxinha conseguiu o quarto lugar neste ranking ao competir com países como a Coreia do Sul, Indonésia, Malásia, Itália, China, Índia e Marrocos.
Top 10 melhores frituras do mundo
- Chikin – frango frito coreano (Coreia do Sul)
- Pempek – bolinho de peixe frito (Indonésia)
- Karipap – folhado de batata e curry (Malásia)
- Coxinha – Brasil
- Fritto misto – prato à base de carne de porco (Itália)
- Ayam Goreng – frango frito com curry (Indonésia)
- Cuì pí zhá ji – frango frito crocante (China)
- Panzerotti – salgado que lembra um calzone (Itália)
- Frango 65 – frango picante (Índia)
- Maakouda – bolinho de batata (Marrocos)
TasteAtlas
Vale lembrar que o TasteAtlas não é um ranking convencional montado a partir das impressões de críticos ou especialistas em gastronomia. A votação se dá por meio de um site, onde os usuários ofertam notas de 0,5 a 5 para uma lista extensa de pratos típicos de todo o mundo. Por fim, a plataforma calcula a média das notas recebidas por prato e monta o ranking.