Com uma nova onda de calor chegando ao Brasil nesta semana, o ar-condicionado voltará a ser um dos eletrodomésticos mais utilizados nas residências brasileiras. No entanto, o uso do aparelho pode aumentar consideravelmente os valores cobrados na conta de energia no fim do mês.
Dessa forma, ajustar a temperatura do ar-condicionado é uma prática que auxilia no conforto do ambiente e na conta de energia.
Veja também: Precisa ‘descansar’? Afinal, ar-condicionado pode ficar ligado 24h ou estraga?
Ao manter a temperatura ideal, o consumidor evita o trabalho excessivo do aparelho e o gasto desnecessário de energia. Ao contrário do que muitos imaginam, manter o ar-condicionado na temperatura mínima não irá fazer com que o ambiente seja refrigerado mais rapidamente. Além disso, os modelos mais modernos, como o inverter, trabalham de forma otimizada para economizar energia.
Qual a temperatura ideal do ar-condicionado?
Segundo especialistas, os consumidores que visam ter o conforto do aparelho sem gastar muito, devem manter o ar-condicionado em 25 °C. Nesse marco, o eletrodoméstico irá inicialmente refrescar o ambiente e diminuir a temperatura e deixar o clima mais agradável.
Em seguida, o consumidor poderá ajustar a temperatura gradualmente, seguindo sua preferência. No entanto, vale ressaltar que a cada grau mais baixo, o consumo de energia aumentará em até 5%. Assim, ao diminuir gradualmente a temperatura do aparelho, o consumidor conseguirá ter uma maior economia.
Além disso, outra prática é aumentar a temperatura de 7 a 10 graus durante a noite, visto que a temperatura corporal abaixa durante o sono e o clima costuma estar menos quente. Outro ponto a ser observado antes de ligar o aparelho são as condições do ambiente. Dessa forma, especialistas aconselham manter as janelas e cortinas fechadas, no intuito de bloquear a entrada do calor do sol.
Para quem deseja economizar ainda mais, o uso do ventilador associado ao ar-condicionado é uma prática recomendada. Isso porque o ventilador irá espalhar o vento gelado do ar-condicionado, refrescando o ambiente de forma mais rápida e otimizada.