scorecardresearch ghost pixel



Nunca mais erre! Como escrever datas e números por extenso em inglês

Aprenda a escrever datas em inglês corretamente: formato numérico, por extenso e diferenças entre inglês americano e britânico. Confira aqui!



Dominar a língua inglesa pode ser desafiador, especialmente ao lidar com diferentes formatos linguísticos. As datas em inglês, em particular, podem confundir até mesmo os mais experientes.

Veja também: Leais até o fim! 6 raças de cães protegem seus tutores com a própria vida

Isso porque são essenciais para comunicar eventos importantes, como aniversários ou datas significativas. Assim, o domínio da escrita de datas, tanto em formato numérico quanto por extenso, é uma habilidade fundamental no aprendizado do idioma.

Guia simples e prático

Com o intuito de evitar erros comuns ao lidar com a língua estrangeira, confira abaixo um guia simples sobre como escrever datas em inglês, tanto em formato numérico quanto por extenso.

Como escrever datas em inglês (numéricas e por extenso)

A estruturação das datas varia de país para país e de uma língua para outra, e o inglês não é exceção. Compreender cada etapa para escrever as datas na versão em inglês é fundamental.

Geralmente, o inglês americano difere de outros idiomas em vários aspectos, incluindo seu sistema de datas. Enquanto para muitos a leitura da data no formato dia/mês/ano é comum, nos Estados Unidos a ordem do dia e do mês é invertida.

Então, ao encontrar a data 02/26/2024, por exemplo, não há motivo para preocupação. Esta data está corretamente escrita conforme o formato do inglês americano: mês/dia/ano. Para facilitar, basta memorizar a estrutura a seguir: mês/dia/ano (month/day/year).

Surpreendentemente, no Reino Unido e em outros países de língua inglesa, a ordem é a mesma que no Brasil: dia/mês/ano. A única exceção é os Estados Unidos.

Como escrever dia por extenso

Após aprender a escrever as datas em formato numérico, é importante dominar também a versão por extenso. Assim como no formato numérico, há uma distinção idiomática no inglês americano.

Enquanto em português utilizamos números cardinais para os dias (5 de fevereiro, 6 de março, 10 de abril, etc.), em inglês, os números ordinais são empregados. Isso significa que ao se referir a um dia, deve-se utilizar a versão “quinto de fevereiro”, “décimo de abril”, “sexto de março”, mas em inglês.

Dessa maneira, como regra geral, os números ordinais em inglês são escritos da seguinte forma: número+th. Assim, os exemplos anteriores seriam “fifth”, “tenth” e “sixth”. Vale ressaltar que existem três exceções: 1º: First (1st), 2º: Second (2nd), 3º: Third (3rd).

Como escrever o mês por extenso em inglês

Os nomes dos meses em inglês se assemelham aos do português, mas devem sempre ser escritos com letra maiúscula.

Como escrever o ano por extenso

Enquanto em português é comum falar os anos por inteiro, em inglês a versão mais concisa é preferível para números maiores. Isso significa que o número é dividido em duas partes. Por exemplo: 1992 = nineteen ninety-two, 1987 = nineteen eighty-seven, 2021 = twenty twenty-one.

Desse modo, a divisão é aplicada a números muito extensos para uma pronúncia direta. Entretanto, para os primeiros anos dos séculos, como “2001”, essa regra não é aplicada. Nestes casos, utiliza-se o formato “two thousand (and) one”, “two thousand (and) five”.

Portanto, com esse guia prático, você poderá escrever datas em inglês com confiança e precisão, evitando equívocos comuns e garantindo uma comunicação clara e eficaz em inglês.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário