Com a previsão do tempo de março informando sobre o aumento das temperaturas, muitos brasileiros já começam a se preocupar com a conta de energia devido ao aumento no uso do ar-condicionado. Dependendo do consumo de cada pessoa, o uso do ar-condicionado por um período diário entre seis a oito horas pode gerar um aumento de até 20% na conta do final do mês.
Leia também: Adeus chuvas e bem-vindo calor: temperaturas ficarão acima dos 29ºC NESTES estados
No entanto, existem algumas medidas que podem ser colocadas em prática para evitar o grande acréscimo na conta de energia. O primeiro deles é verificar se os aparelhos possuem o selo Procel do Inmetro, mostrando a quantidade de energia que o aparelho consome. Segundo o Inmetro, a diferença de consumo entre um ar-condicionado nível A e E pode ser de até 30%.
Além disso, outra dica é se manter atento à bandeira tarifária em aplicação no mês. Segundo a Aneel, a bandeira permanecerá verde no mês de março, sem adicional na conta conforme o uso de kWh. Porém, mesmo sem acréscimo pela bandeira tarifária, é preciso ficar de olho no uso do ar-condicionado para evitar surpresas desagradáveis na conta.
3 pontos a serem observados no uso do ar-condicionado
Antes de instalar o ar-condicionado, o correto é buscar ajuda de especialistas para descobrir qual a capacidade necessária do aparelho a ser instalado. Essa decisão irá variar conforme o tamanho do ambiente, o número de equipamentos eletrônicos e de pessoas que ficarão no local. Ao escolher pelo aparelho de capacidade ideal, é possível refrigerar o ambiente da forma correta, evitando utilização excessiva do ar-condicionado.
Outro ponto a ser observado antes de ligar o aparelho é se as cortinas, janelas e portas estão abertas ou fechadas. As janelas e portas fechadas impedem que o ar refrigerado saia do ambiente, além de evitar que o ar quente do lado de fora entre para o ambiente a ser climatizado. No caso das cortinas, elas evitam que a incidência do sol, reduzindo o trabalho do ar-condicionado e, consequentemente, diminuindo os gastos na conta de luz.
É necessário estar atento também a higienização do aparelho. Com o filtro do ar-condicionado sujo, o ar resfriado possui maior dificuldade para sair. Assim, o ambiente não é resfriado com a eficiência adequada e o ar-condicionado trabalha mais que o necessário. Por gim, a verificação do filtro deve ser feito de modo regular, garantindo a eficiência do ar-condicionado e a qualidade do ar gerado.