O pagamento do abono salarial PIS/Pasep está prestes a começar para milhões de trabalhadores da iniciativa privada e do setor público. Relativo ao ano-base 2022, o benefício contemplará cerca de 24,5 milhões de pessoas em 2024, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego.
Leia mais: Aprenda a se proteger do ‘golpe do Nubank’ para evitar prejuízos
O calendário aprovado pelo governo federal prevê o início dos saques para o dia 15 de fevereiro, com liberação das parcelas seguintes até o dia 15 de agosto, de acordo com o mês de nascimento do trabalhador. Antes, o calendário dos servidores públicos considerava o final do Pasep, mas a lógica mudou.
Cada cidadão poderá sacar até um salário mínimo (R$ 1.412), a depender da quantidade de meses trabalhados em 2022. O valor máximo correspondente a 12 meses de trabalho.
Público do PIS/Pasep
Para receber, o trabalhador deve ter ganhado até dois salários mínimos mensais, em média, em 2022, além de ter trabalhado por pelo menos 30 dias (consecutivos ou não) no período. Também é preciso estar inscrito no PIS ou no Pasep há pelo menos cinco anos, bem como estar com os dados corretos na RAIS ou no e-Social.
Não têm direito ao abono os empregados domésticos, os trabalhadores rurais empregados por pessoa física, os trabalhadores urbanos empregados por pessoa física e os trabalhadores empregados por pessoa física equiparada à jurídica.
Consulta ao abono salarial
Os funcionários da iniciativa privada recebem o PIS por meio da Caixa Econômica Federal, enquanto os servidores sacam o Pasep pelo Banco do Brasil. Por isso, a consulta do benefício pode ser feita pelos canais das instituições pagadoras, bem como do aplicativo Carteira de Trabalho Digital e do portal gov.br.
Calendário do PIS/Pasep
Confira as datas de liberação do saque do abono salarial em 2024:
- Nascidos em janeiro: a partir de 15 de fevereiro
- Nascidos em fevereiro: a partir de 15 de março
- Nascidos em março: a partir de 15 de abril
- Nascidos em abril: a partir de 15 de abril
- Nascidos em maio: a partir de 15 de maio
- Nascidos em junho: a partir de 15 de maio
- Nascidos em julho: a partir de 17 de junho
- Nascidos em agosto: a partir de 17 de junho
- Nascidos em setembro: a partir de 15 de julho
- Nascidos em outubro: a partir de 15 de julho
- Nascidos em novembro: a partir de 15 de agosto
- Nascidos em dezembro: a partir de 15 de agosto