Uma famosa marca de cosméticos parece estar a poucos passos da falência. A The Body Shop, uma grande empresa de cosméticos do Reino Unido, entrou com um pedido de recuperação judicial. Com mais de 200 lojas e 2 mil funcionários, a marca se tornou famosa em todo o mundo, principalmente pela qualidade de seus produtos e por ser contra testes em animais.
Veja também: Gol está falindo? Companhia anuncia pedido de recuperação judicial nos EUA
Fundada em 1976 por Anita Roddick, a The Body Shop tem como um de seus principais valores o comércio de cosméticos livres de crueldade animal, conhecidos como cruelty-free. A empresa se iniciou com uma pequena loja em Brighton, no sul da Inglaterra. Após anos de comércio, a The Body Shop conseguiu se destacar no setor, crescendo e se tornando uma marca de escala global.
Recuperação Judicial
O processo de recuperação judicial acontece após a venda da empresa pela Natura & Co para o fundo de private equity alemão, Aurelius. A venda pelo conglomerado brasileiro foi feita por 207 milhões de libras, cerca de R$ 1,3 bilhão, no final de 2023. Para administrar o processo judicial, a Aurelis nomeou a FRP Advisory. Segundo a empresa, o intuito é de tentar todas as opções possíveis para manter a marca em pleno funcionamento.
Dessa forma, é esperado que a empresa inicie uma grande redução em seus custos, como alugueis, funcionários e propriedades. Segundo analistas, a The Body Shop passou a enfrentar uma grande concorrência de empresas de cosméticos, com valores cada vez mais agressivos. O principal ponto analisado pelos especialistas foram as marcas que visam atrair consumidores mais jovens, que operam majoritariamente em meios online.
Com isso, parte dos desafios enfrentados pela grande marca se deve ao aumento das vendas de itens de beleza por meio do comércio eletrônico, principalmente entre 2015 e 2022. Contudo, ainda não se sabe quais serão as principais medidas adotadas pela marca nesta nova fase. Por fim, será necessário aguardar os próximos passos da The Body Shop frente ao processo de recuperação financeira.