Atenção brasileiros! Chuvas intensas irão atingir grande parte do país durante essa semana. Segundo a previsão do tempo divulgada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os volumes poderão ultrapassar os 80 milímetros em partes das regiões Sudeste, Centro-oeste, Norte e Nordeste.
Veja também: Cientista alerta: verão 2024 terá secas, ciclones e outros eventos climáticos extremos
Dessa forma, o período com chuvas mais intensas está previsto entre os dias 19 a 26 de fevereiro. No entanto, mesmo com as chuvas, uma nova onda de calor irá chegar ao Norte e ao Nordeste no dia 23 de fevereiro. Segundo a previsão, as temperaturas máximas poderão ultrapassar os 28ºC em quase todo o país. No Amazonas e em Roraima, os termômetros poderão chegar aos 38ºC.
Por outro lado, as temperaturas ficarão mais baixas em parte da região centro-sul brasileira. No dia 21 de fevereiro, a temperatura mínima ficará abaixo dos 26ºC em Roraima e no norte do Amazonas. Já na área serrana da região Sul, o frio poderá ser menor do que 15ºC.
Previsão para regiões em alerta
Conforme anunciado pelo Inmet, as pancadas de chuva atingirão a região Norte, com volumes acima de 50 mm. Os maiores acumulados serão registrados no Pará, Acre, Rondônia, Tocantins e no Amazonas, com risco de raios, trovoadas e fortes rajadas de vento. No Nordeste, as pancadas de chuvas serão mais intensas no Piauí, Ceará, Bahia, Pernambuco e Maranhão. Os volumes podem ultrapassar os 70 mm em alguns pontos dos estados.
No Centro-Oeste e no Sudeste, os volumes serão ainda maiores: acima dos 80 mm. Assim, os maiores acumulados serão registrados em Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, litoral norte de São Paulo, Goiás, Distrito Federal e no Mato Grosso. O Inmet alertou para o risco de raios e fortes rajadas de vento, aumentando o risco de transtornos nas áreas afetadas.
Por fim, a região Sul registrará apenas chuvas isoladas no Paraná e no sul de Santa Catarina, com baixos volumes. Pouca chuva também nas demais áreas da região, com ausência de risco de transtornos para os três estados da região.