Brasileiros a partir dos 60 anos devem se manter atentos a um aviso importante relacionado ao RG. Por meio de um documento fornecido pelo Governo Federal, todos os idosos que possuem RG podem ter acesso a diversos benefícios, serviços e direitos. Com o documento, é possível que as pessoas que se enquadram nessa faixa etária consigam acessar diversas vantagens.
Veja também: Dinheiro no bolso! 3 isenções fiscais que idosos têm direito, mas esquecem de usar
Com a Carteira do Idoso, os cidadãos com 60, 61, 62, 63, 64, 65 anos ou mais e que possuam RG, conseguem benefícios exclusivos. O documento é disponibilizado especialmente para pessoas dessa faixa etária, com as vantagens sendo garantidas pela Lei 10.741/03. Assim, os idosos conseguem garantir uma melhor qualidade de vida ao acessar os serviços de forma gratuita ou com descontos especiais.
Dessa forma, um dos benefícios é a emissão gratuita de passagens entre estados brasileiros, além de descontos na compra de passagens. A validade da passagem deverá ser de até dois anos. A carteira do idoso conta com nome completo do cidadão, número do RG, número do CPF, data de expedição e validade, Número de Inscrição Social (NIS) e um QR Code com código alfanumérico.
Como solicitar a Carteira do Idoso?
Para solicitar a Carteira do Idoso, é necessário que o cidadão corresponda a alguns benefícios. Dentre eles estão: renda igual ou inferior a dois salários mínimos, estar cadastrado no Cadastro Único para Programas do Governo Federal (CadÚnico) e possuir um documento de emissão, como o RG.
A solicitação poderá ser realizada por meio do site oficial da Carteira do Idoso. Assim, basta acessar o site e entrar na opção “Emitir Carteira”. Em seguida, é preciso fazer o login na conta do Gov.br, autorizar o acesso aos dados pessoais e optar por emitir o documento. Dessa forma, os idosos conseguirão ter acesso ao documento de forma facilitada, podendo optar por imprimir o documento ou manter apenas a versão digital no celular.
Vale lembrar que ambos os formatos do documento são válidos para ter acesso ao benefício. Assim, aqueles idosos que preferem a versão física, poderão imprimir o documento e apresentar para garantir as vantagens ofertadas aos idosos.