scorecardresearch ghost pixel



Será que preciso de guarda-chuva? Saiba onde vai ter chuva nos próximos dias

Até o dia 2 de março, haverá concentração de chuvas principalmente em uma região; Saiba qual.



Com o tempo instável e chuvas que vem causando estragos, muita gente quer saber como será o tempo nos próximos dias em sua região. Apesar de outros pontos com chuva, o destaque fica com a Região Sul, que deve ter chuva espalhada em todo o seu território até o dia 2 de março.

Leia mais: Gostam de chuva, mas nem tanto! 3 signos que não vivem sem sol

Portanto, é bom se preparar: afinal, volumes elevados devem atingir aos três estados. Há, inclusive, risco de alagamentos e deslizamentos de terra. O maior volume, que é de 120mm, é esperado na fronteira oeste gaúcha.

O tempo em outras regiões

Após atingir a Região Sul, a tendência é que o cenário de instabilidade traga mais chuva em boa parte dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. É importante considerar a possibilidade de volumes bastante elevados na Zona da Mata mineira, além das regiões serranas. Portanto, é necessário manter o alerta de possibilidade de erosão do solo em áreas mais vulneráveis.

Já quando se trata do Centro-Oeste, o tempo segue um pouco mais seco e quente na maior parte dos estados, assim como no Distrito Federal. Entretanto, pode haver pancadas de chuvas na metade norte do Mato Grosso.

Nas demais regiões, as chuvas não darão trégua. Por lá, elas continuarão intensas e espalhadas por vários estados tanto do Norte quanto no Nordeste. O fator é decorrente de uma zona de convergência intertropical. Na prática, ela pode gerar volumes acima de 80 mm principalmente nos estados do Maranhão, Piauí e do Ceará.

Cuidados em situações de fortes chuvas

Por fim, é sempre bom lembrar que alguns cuidados básicos são necessários em tempos chuvosos. Portanto, se estiver chovendo, evite transita em ruas alagadas e, em caso de inundações, não se aventure a enfrentar correntezas. Além disso, fique em lugar abrigado e seguro e, se necessário, não exite em pedir ajuda. Não fique debaixo de árvores e mantenha-se longe da rede elétrica.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário