Após semanas de clima ameno, as temperaturas começarão a subir no Centro-Oeste ao longo desta semana. Em contrapartida, a região Sul permanece chuvosa, devido a uma área de menor pressão atmosférica. Segundo a previsão do tempo, as chuvas no Sul se iniciarão na tarde desta segunda-feira (26). No entanto, mesmo com os volumes dos precipitados, as temperaturas na região continuam altas, gerando uma sensação de abafamento após os precipitados.
Veja também: Se o calor não der trégua, 6 dicas simples podem amenizar o problema
Conforme a previsão divulgada pelo MetSul Meteorologia, há maior risco de chuvas fortes devido à atmosfera quente. Assim, alguns locais na região Sul deverão registrar mais de 100 milímetros ao longo da semana, aumentando risco de alagamentos e inundações. Por outro lado, alguns pontos da região irão registrar menos de 20 milímetros. A previsão é de que as chuvas comecem a diminuir apenas na sexta-feira, 01 de março.
Calor volta a marcar presença no Centro-Oeste
Enquanto a região Sul conta com a previsão de grandes precipitados, o Centro-Oeste irá registrar altas temperaturas ao longo de toda a semana. Enquanto Cuiabá pode chegar a temperatura máxima de 36ºC nesta semana, Goiânia ficará na casa dos 35ºC a partir de quarta-feira (28).
Segundo a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas continuarão presentes em alguns pontos da região. Haverá pancadas isoladas nas regiões do médio-norte e oeste do Mato Grosso. Além disso, o Mato Grosso do Sul também terá chuvas na maior parte da semana. Por outro lado, o tempo ficará firme em Goiás.
O calor fará parte também da região Sudeste. Em Belo Horizonte, a previsão indica temperatura máxima de 33ºC na quarta-feira (28). Em Vitória, a máxima esperada para quinta-feira (29) é de 34ºC, podendo gerar incômodo nos moradores da região. Por fim, mesmo com o calor, há previsão de chuvas e trovoadas isoladas no estado de São Paulo e no sul de Minas Gerais. Os precipitados poderão ocorrer entre esta segunda e terça-feira.