A inteligência emocional, conforme definida pela psicologia, é a habilidade de reconhecer e gerenciar as próprias emoções e as dos outros. À primeira vista, talvez seja uma competência facilmente identificada em algumas pessoas, mas e aqueles que não a carregam?
Veja também: 5 comportamentos inteligentes que tornam você uma inspiração para as pessoas
Indivíduos que carecem de inteligência emocional podem enfrentar desafios ainda maiores na hora de gerenciar sua saúde mental. Conheça alguns sinais de que você talvez não esteja com essa qualidade em dia.
Sinais que indicam ausência de inteligência emocional
Primeiramente, temos a ausência de empatia. A incapacidade de se colocar no lugar dos outros e estender suas emoções é um forte indicador de ausência de inteligência emocional.
Vale destacar que a desconsideração pelo sentimento alheio ou a insensibilidade são fatores que podem atrapalhar a construção ou o estabelecimento de relações saudáveis.
Além do mais, pessoas com inteligência emocional pouco desenvolvida também encontram problemas em manter relações. De acordo o estudo mais longevo de Harvard sobre a felicidade, a amizade é um dos pilares para uma vida mais feliz e longeva.
Fundamentalmente, um verdadeiro amigo é alguém em quem se pode confiar em todas as circunstâncias, estando presente tanto nos momentos de conquista quanto nos de insucesso.
Acima de tudo, para uma amizade poder ser sólida e duradoura, é essencial que ambas as partes demonstrem um certo nível de inteligência emocional. A necessidade pode ser ainda mais evidente conforme o compartilhamento de sentimentos entre as partes.
Outros indícios importantes
Prosseguindo, temos também a dificuldade em reconhecer e controlar emoções próprias. Primordialmente, pessoas com alta inteligência emocional conseguem identificar o que estão sentindo. Desse modo, elas consigam controlar suas emoções de maneira mais eficaz.
Em contrapartida, aqueles indivíduos que não carregam essa habilidade podem se encontrar mais vulneráveis a emoções negativas como ansiedade, raiva e tristeza.
Além disso, essas pessoas frequentemente enfrentam dificuldades em reconhecer seus próprios pontos fracos. O autoconhecimento não é um ponto forte para eles, o que se manifesta em uma incapacidade de reconhecer e admitir suas falhas e limitações.
Por fim, é pertinente também citar que pessoas com inteligência emocional não toleram críticas, mesmo que elas sejam construtivas. Essa condição vale tanto para o aspecto pessoal como para o profissional. Nesse sentido, elas podem achar que as críticas são ataques pessoais e não um incentivo para melhorias.