scorecardresearch ghost pixel



Calor vai voltar? Veja como fica o clima em março de 2024

Apesar da expectativa de melhora, fim do verão deve ser abafado no Brasil; saiba como ficam as temperaturas em sua região.



Ao que tudo indica, o verão marcará forte presença até o último dia da estação mais quente do ano. Isso porque, segundo o Climatempo, março será um mês de calor e alta umidade, o que favorece o tempo abafado por boa parte do país. Assim, a meteorologia não descarta novas ondas de calor, principalmente devido a entradas de massas de ar quente vindas tanto da Argentina quanto do Paraguai.

Leia mais: Não quer pagar uma fortuna de energia? Deixe o ar-condicionado nesta temperatura

Além disso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê um mês com chuvas abaixo da média. Esta será a realidade em grande parte do Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul. Já para o Sudeste, a previsão é que ocorram pancadas de chuva mais pontuais.

Tendências

Assim, o Inmet aponta que março traz como tendência:

  • Calor em boa parte do país, assim como tempo abafado devido à alta umidade;
  • Grandes chances de ondas de calor no Sul, Mato Grosso do Sul e oeste de São Paulo;
  • Frentes frias mais frequentes no país, ou seja, a previsão é que haja três ou quatro ao longo do mês;
  • Também se espera pancadas de chuvas típicas do verão para São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Esses volumes de água devem se concentrar na primeira quinzena do mês;
  • Igualmente, volumes elevados de chuva devem atingir o norte e leste de Minas Gerais, assim como o Espírito Santo, norte do Rio de Janeiro e interior do Nordeste;
  • Já Mato Grosso e Mato Grosso do Sul terão chuvas irregulares;
  • Quando se trata da região amazônica, que passa por um período de chuvas abaixo da média, terá recuperação lenta e gradual do nível dos rios.

El Niño

O fenômeno El Niño deve seguir influenciando o tempo em março, mas com uma intensidade menor. Vale lembrar que o fenômeno ocorre devido ao aquecimento maior ou igual a 0,5°C das águas do Oceano Pacífico e ocorre em intervalos de tempo que variam entre dois e sete anos.

Portanto, com a tendência de enfraquecimento do El Niño durante o mês, o fenômeno deve entrar em fase neutra já em abril. Contudo, as consequências para o clima no Brasil não devem ser tão presentes. Isso porque, as águas aquecidas do Oceano Atlântico devem ter uma influência maior no regime de chuvas e no calor durante este mês.

Veja como fica o tempo em cada região:

Sul

Na região Sul do país, o tempo deve ficar abafado e o calor muito intenso no Rio Grande do Sul e no oeste do Paraná. Além disso, um sistema de baixa pressão deve manter o ar quente entre o Paraguai e o norte da Argentina. Por isso, há possibilidade de calor intenso na primeira quinzena do mês.

Já quando o assunto são as chuvas, espera-se que sejam irregulares, mas com possibilidade de chuvas intensas entre o Rio Grande do Sul, interior de Santa Catarina e sul do Paraná. Quando começar a segunda quinzena, a expectativa é da chegada de frentes frias, assim como o aumento das chances de formação de áreas de baixa pressão e ciclones extratropicais.

Sudeste

Principalmente no interior de São Paulo e no Triângulo Mineiro, esperam-se temperaturas acima da média. Já as chuvas devem se concentrar no leste e norte da região, sendo que o norte e leste de Minas Gerais, Espírito Santo e norte do Rio de Janeiro podem receber volumes de chuva ainda mais elevados.

Além disso, espera-se que três ou quatro frentes frias atinjam a região. Portanto, a tendência é que ocorram noites frescas mais para o final do mês, com características mais próximas ao outono.

Centro-Oeste

No Centro-Oeste do Brasil as temperaturas seguem acima da média em todas as áreas. Também há possibilidade de ondas de calor, principalmente no Mato Grosso do Sul e sudoeste do Mato Grosso.

Quando se trata de chuvas, elas devem ficar acima da média no centro-leste de Goiás e do Distrito Federal. Por outro lado, no oeste de Goiás, norte de Mato Grosso e oeste do Mato Grosso do Sul, os volumes devem ficar abaixo do normal para o período.

Nordeste

Por lá, as temperaturas devem seguir acima da média. Contudo, os dias de calor intenso ficam menos recorrentes no interior da Bahia, Pernambuco e Piauí. Com o excesso de umidade, o tempo deve ficar abafado na região.

Durante o mês de março, ainda há chances de temporais em Salvador e aumento do volume de chuvas entre o litoral de Alagoas e o Rio Grande do Norte.

Norte

Já na região Norte, o tempo também deve seguir abafado, com temperaturas acima da média, principalmente no Amazonas, oeste do Pará e Roraima.

Por fim, as chuvas devem aumentar de forma gradual na região, entretanto, os volumes ainda serão abaixo do que a média histórica para o mês.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário