Os algarismos romanos, também conhecidos como números romanos, são indicações numéricas comumente empregadas para indicar séculos, capítulos e páginas de livros, e distinguir títulos na realeza ou no papado. O sistema romano é representado por sete letras maiúsculas do alfabeto, o que costuma ocasionar confusões na hora dos cálculos.
Veja também: Não é por acaso: como são escolhidos os números das casas no Brasil?
Nesse sentido, muitos podem se questionar sobre como encaixar o algarismo zero partindo dos números romanos. Afinal, esse algarismo sequer existe? Se sim, como ele é representado? Vamos colocar um fim a essa dúvida?
Algarismos romanos e a representação do zero
Os números romanos envolvem as letras I (1), V(5), X (10), L (50), C (100), D (500) e M (1000). Perceba como o número zero não está atrelado a nenhuma letra. Porém, acontece que, quando os romanos criaram esse sistema de numeração, eles queriam projetar os preços de mercadorias e negócios comerciais.
Ou seja, foram pensados números para determinar quantidades, como o número de objetos, animais e armas. Portanto, o sistema romano não precisava de nenhum valor para representar zero.
A chegada de um novo sistema de numeração com o algarismo zero
Com o decorrer do tempo, o sistema de numeração romano foi encontrando dificuldades em se adequar ao desenvolvimento de técnicas matemáticas eficazes, justamente pela ausência do zero e pelo fato dos valores serem representados por letras. Desse modo, a maior prova dessa dificuldade é o fato de não usarmos números romanos para realizarmos cálculos matemáticos.
Historicamente falando, o algarismo zero foi descoberto pelo povo hindu, assim como o sistema de numeração que utilizamos até hoje. Em particular, esse sistema, diferentemente do romano, consistia em uma base decimal de dez algarismos que, ordenados entre si, tinham o poder de formar e representar qualquer número existente.
Sobretudo, esse sistema de origem hindu popularizou pela Europa através dos árabes, sendo nomeado de sistema de numeração indo-arábico. Logo, esse sistema foi essencial para modernizar os cálculos matemáticos ao representar de forma mais certeira as quantidades.
Quais são as regras para adição e subtração dos números romanos?
Por fim, vale também destacar o cálculo da adição e da subtração dos algarismos romanos. Afinal, eles são mais complicados do que simples.
A adição acontece quando um símbolo é colocado à direita de outro de valor igual ou maior, é feita a soma. Agora, em relação à subtração, ela acontece toda vez que um valor menor precede um valor maior.