A chegada do outono no Brasil está prevista para esta quarta-feira (20), dando fim aos dias de calor intenso do verão. Segundo a previsão do tempo do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o centro do país irá enfrentar uma diminuição da chuva, especialmente no semiárido nordestino. No entanto, as regiões Norte e Nordeste continuarão com a presença dos precipitados, devido à ação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).
Leia também: Você mais cheirosa! 4 dicas de profissionais para o perfume durar mais no outono
Previsto para se manter até às 17h51 no dia 21 de junho, o outono se caracteriza pela chegada de massas de ar frio no país, principalmente no Sudeste e no Sul brasileiro. Dessa forma, o Inmet alerta para a presença de geadas, nevoeiros, friagem e neve durante a estação, especialmente no Sul, Sudeste e em partes do Centro-Oeste.
Em relação ao El Niño, fenômeno responsável pelo aumento da temperatura da superfície do mar, a expectativa é que ele se enfraqueça nos próximos meses. Com isso, o clima no país poderá ficar mais ameno e ter a formação do La Niña no segundo semestre do ano. Ao contrário do El Niño, o La Niña se caracteriza pela diminuição da temperatura das águas do oceano
Como ficará o tempo no Brasil durante o outono?
Mesmo com a previsão de relativização do El Niño, o fenômeno continua presente no país, fazendo com que as chuvas fiquem abaixo da média esperada para a estação. Esse cenário será presente na região Norte, que deverá ter temperaturas acima da média, ficando entre 1 a 2ºC em alguns locais da região.
No Nordeste, chuvas abaixo da média e temperaturas acima do esperado, com exceção do litoral da região. Nessas áreas, a chuva irá diminuir as temperaturas, deixando o clima mais ameno. O Centro-Oeste terá chuvas próximas à média, porém também com temperaturas mais altas do que o comum para o outono.
Em contrapartida, o sudeste terá chuvas acima da média em áreas de São Paulo e no Sul de Minas Gerais, ficando também com temperaturas acima da média. Por fim, a região Sul irá registrar temperaturas acima da média. A exceção vai para a área centro-sul do Rio Grande do Sul, onde as temperaturas ficarão próximas ao esperado. Em relação às chuvas, os volumes ficarão acima da média, principalmente em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.