A sexta-feira (08) será de chuva na maior parte do Brasil. Segundo a previsão do tempo, a infiltração marítima fará com que o tempo fique instável na Região Sul, especialmente entre o leste e o litoral do Paraná. São esperadas chuvas também na região do Vale do Itajaí em Santa Catarina.
Leia também: Conta de luz poderá ficar mais cara? Aneel pega brasileiros de surpresa
No Rio Grande do Sul, há risco de temporais no oeste e no noroeste do estado, exigindo a atenção de moradores. Em Porto Alegre, o sol fará breves aparições ao longo do dia, porém com a presença de pancadas de chuva durante a tarde.
No Sudeste, as capitais dos estados terminam a semana sob alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Devido à circulação de ventos nos níveis médios e baixos da atmosfera, a sexta-feira será de muita umidade e chuvas volumosas.
Na capital paulista, no sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro, as chuvas podem acontecer a qualquer momento. Em contrapartida, as chuvas serão irregulares no Espírito Santo e não haverá chuvas no extremo norte de Minas Gerais.
Temporais marcarão o final da semana
Muita umidade presente também na região Norte. O tempo ficará instável no litoral do Pará e no leste e norte do Amapá, devido ao alto nível de umidade nos estados. Com isso, as chuvas podem acontecer a qualquer momento na zona centro-sul do Pará. Em Manaus e no sul de Roraima, os precipitados acontecerão de forma intercalada com breves períodos de sol. Nas demais áreas, sol e calor, porém com a previsão de chuvas durante a tarde.
No Centro-Oeste, a previsão indica maiores chances de chuva no extremo norte do Mato Grosso, com precipitados podendo ocorrer a qualquer momento. O dia ficará encoberto de nuvens, com breves períodos de sol. As demais áreas da região terão um dia de altas temperaturas e sol. Porém, as chuvas acontecerão de forma concentrada entre o período da tarde e a noite, principalmente nas capitais dos estados. Há risco de fortes pancadas de chuva e trovoadas.
A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) posicionada no Nordeste aumenta as condições de tempo instável em todo o litoral da região. Em São Luís, Fortaleza, Natal, João Pessoa e Recife, a sexta-feira será nublada, com previsão de chuva forte a qualquer momento. Por fim, as pancadas acontecerão no sertão do Nordeste no período da tarde, com exceção apenas do extremo oeste da Bahia.