Os quebra-cabeça e enigmas matemáticos são excelentes formas para exercitar o cérebro e manter o raciocínio lógico ativado. Além disso, os problemas podem auxiliar também no pensamento crítico e a habilidade de resolver problemas reais de forma inovadora. Um dos desafios que tem chamado atenção dos usuários na internet recentemente é o desafio do palito de fósforos.
Veja também: Sua mente é mesmo rápida? Desvende o enigma da pizza oculta em 20 segundos e prove que sim
Mesmo parecendo um desafio fácil de ser revolvido, o problema tem causado dúvidas em uma parte significativa dos usuários. No desafio, os usuários devem corrigir a equação movimentando apenas um palito de fósforo. Contudo, o problema fica ainda mais difícil com o tempo permitido para a solução: 5 segundos. Assim, além de exigir o pensamento matemático e a criatividade, é exigido também o pensamento crítico sob pressão.
Dicas para resolver o desafio
A dificuldade do desafio não está apenas na equação matemática, mas sim na necessidade de fugir de métodos convencionais para conseguir resolver o problema apresentado. Assim, a solução do problema é encontrado ao pensar fora do âmbito matemático, mas sim do posicionamento dos palitos colocados.
Dessa forma, existem algumas dicas que podem auxiliar na hora de resolver esse desafio. Ao analisar o posicionamento dos palitos, os participantes devem analisa a possibilidade de formar novos números com a movimentação de apenas um palito. Além disso, trocar a ordem dos elementos também pode ser uma das soluções para desafios deste tipo.
Solução do desafio dos palitos
Por mais que na primeira olhada o desafio possa parecer difícil, principalmente pelo tempo disponibilizado para a solução, se trata de uma resolução surpreendentemente fácil e simples. Ao mover o palito do número 2, ele se transformará em um número 3 e deixará o resultado da equação correta.
Por fim, ao movimentar um simples palito, é possível transformar o resultado errado no valor certo para a equação. O desafio pode ser uma excelente forma de abordar problemas matemáticos e resolução de problemas de forma criativa, auxiliando não apenas crianças, mas também adultos que queiram exercitar o raciocínio lógico em menos tempo.