O domínio do português é essencial quando precisamos transcrever algo ao papel. Nessas situações, não há ajuda do corretor automático. Os erros ficam mais evidentes e por vezes podemos cometer deslizes sem saber dos nossos erros. Nesse sentido, o uso das palavras “dizer” e “disser” ganha espaço, pois suas colocações na escrita podem ocasionar algumas dúvidas.
Veja também: Tem ou não tem acento? Eis a questão! Nestas 5 palavras, a resposta é sim
Ao contrário de outros exemplos que causam confusões, as duas palavras compõem o dicionário e não estão escritas inadequadamente. Na verdade, a principal questão reside no seu uso correto.
A pronúncia, que costuma ser um dos motivos por trás das principais dúvidas em diversas palavras, nesse caso é diferente, pois os fonemas em destaque são representados pelas letras z e ss. Mesmo assim, se há alguma incerteza, ela precisa ser solucionada. Confira as principais diferenças entre essas duas palavras.
Dúvidas do português: disser ou dizer
Primeiramente, vale ressaltar que ambas as palavras não estão no mesmo tempo verbal. Ter consciência dessa variação pode facilitar na hora de escrever. Portanto, com consciência disso, partiremos.
Disser e o seu uso no português
Disser é a forma conjugada do verbo dizer na 1.ª ou 3.ª pessoa do singular do futuro do subjuntivo. Como o nome indica, este tempo verbal é destacado por algo que poderá ocorrer no futuro.
Conjugação do verbo dizer no futuro do subjuntivo:
- Quando eu disser
- Quando tu disser
- Quando ele disser
- Quando nós dissermos
- Quando vós disserdes
- Quando eles disserem
Novamente, perceba como a forma conjugada disser marcou presença na primeira e terceira pessoa do singular. Agora, partiremos para alguns exemplos com frases.
Exemplos de frases com disser
- Quando ela disser que está pronta, eu passo para pegar vocês de carro.
- Se ele disser que está tudo bem, eu ficarei aliviado.
- Se ela disser sim, será o dia mais feliz da minha vida.
E quando usamos dizer?
Por fim, temos a palavra dizer. Dizer é a forma do verbo no infinitivo impessoal. Reservadamente, consoante o site Dicio.com, o infinito impessoal deverá ser empregado nestes casos:
- Quando não houver um sujeito definido;
- Quando o verbo tiver regência de uma preposição;
- Com sentido imperativo;
- Quando o sujeito da segurança oração for igual;
- Em locuções verbais;
- Com alguns verbos que não formam locução verbal.
Pode parecer complicado, mas com a adição de alguns exemplos a coisa fica mais simples.
Exemplos com a palavra dizer
- Ela pode dizer o que ela quiser, pois eu não vou acreditar.
- Ele está ansioso para dizer suas ideias na reunião.
- Vou tentar dizer isso de uma maneira mais clara.
Ter o entendimento dessas diferenças é essencial para garantir bons resultados em situações que podem ocorrer essas confusões. Faça da internet a sua aliada para continuar aprendendo cada vez mais.