scorecardresearch ghost pixel



IR 2024: O que fazer quando o empregador não envia o informe de rendimentos?

Documento é um dos comprovantes mais importantes para a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física.



Terminou o prazo para que empregadores e instituições financeiras, como bancos e corretoras de valores, enviem aos contribuintes o informe de rendimentos do ano de 2023. Esse documento é um dos comprovantes mais importantes para a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2024.

Leia mais: Quer aumentar a restituição do Imposto de Renda 2024? Conheça 5 dicas úteis

O prazo para prestação de contas com a Receita Federal começa no dia 15 de março e segue até 31 de maio, sob risco de multa por entrega em atraso. Para não atrasar o envio e acabar caindo na boca do Leão, é importante reunir os documentos com antecedência.

E se a empresa ainda não tiver fornecido o informe de rendimentos, o que fazer? Confira todas as informações a seguir.

O informe não chegou, e agora?

Caso o informe de rendimentos ainda não esteja disponível no Portal e-CAC ou a empresa não responda ao pedido de solicitação do documento, o contribuinte pode fazer uma denúncia à Receita Federal. Assim, a mesma estará sujeita a multa pelo não cumprimento do prazo.

Outra opção é denunciar o empregador junto ao sindicato da categoria profissional, uma vez que a Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF) é uma obrigação tributária das fontes pagadoras.

O informe de rendimentos possibilita ao Fisco verificar os rendimentos tributáveis dos funcionários no ano anterior, por isso, é de extrema importância na declaração. O desrespeito ao prazo de envio pode gerar multa de R$ 41,43 por documento.

E se houver dados incorretos?

Se a fonte pagadora prestar alguma informação falsa sobre rendimentos, deduções ou imposto retido na fonte, o valor da multa cresce bastante. Nesse caso, a cobrança é de 300% sobre o valor omitido ou acrescido no informe.

É imprescindível que o contribuinte esteja atento aos prazos e alerte a Receita sobre eventuais informações omitidas no informe de rendimentos, especialmente porque ele também pode ser autuado por se beneficiar dos dados incorretos.




Voltar ao topo

Deixe um comentário