scorecardresearch ghost pixel



Não é mais BBB! Airbnb proíbe instalação de câmeras nas acomodações alugadas

Após diversas polêmicas envolvendo câmeras de segurança escondidas, o Airbnb decidiu proibir a instalação dos dispositivos nas aocmodações.



Nos últimos meses, diversos hóspedes de acomodações do Airbnb relataram sobre a descoberta de câmeras de segurança escondidas nas locações. Os relatos se popularizaram na internet, deixando pessoas em todo o mundo alertas em relação à privacidade nas hospedagens ofertadas pela plataforma. Para barrar essa ação dos proprietários, o Airbnb anunciou a proibição da instalação de câmeras de segurança no interior das hospedagens.

Veja também: Golpe BBB: 7 dicas para encontrar câmeras escondidas em lugares privados

A decisão foi divulgada nesta segunda-feira (11), visando garantir a segurança dos hóspedes. Antes da medida, a plataforma permitia a instalação de câmeras de segurança nas áreas comuns, como em corredores e salas. No entanto, era necessário que as câmeras estivessem visíveis e que a presença dos dispositivos fosse alertada nos anúncios.

Contudo, os usuários relataram ter encontrados câmeras escondidas em locais privados, como quartos e banheiros. “Nosso objetivo era criar normas novas e claras que proporcionem à nossa comunidade maior clareza sobre o que se pode esperar do Airbnb”, afirmou Juniper Downs, responsável de política comunitária e associações da plataforma.

Se não está no BBB, cuidado: veja como localizar câmeras escondidas
Foto: Shutterstock

Anfitriões deverão remover câmeras de segurança

A nova política entrará em vigor no dia 30 de abril. Com isso, os anfitriões possuem até o final de abril para remover as câmeras de segurança interna. Segundo o anúncio do Airbnb, os proprietários que violarem as novas regras irão sofrer consequências, incluindo a remoção do anúncio ou a exclusão da conta na plataforma.

Além disso, se torna obrigatório a disponibilização aos hóspedes sobre a localização de câmeras de segurança externas. Esses dispositivos podem ser instalados, desde que não monitorem áreas como duchas e saunas ao ar livre. Além disso, as câmeras externas também não podem ter visão da parte interna da acomodação.

Contudo, as câmeras de campainha e monitores de decibéis de ruídos continuam permitidos, visando a segurança da acomodação e a presença de pessoas não autorizadas. “O Airbnb proíbe o uso de câmeras de segurança em interiores nos alojamentos de todo o mundo como parte dos esforços para simplificar nossa política sobre câmeras de segurança e outros dispositivos e para seguir dando prioridade à privacidade de nossa comunidade”, afirmou o post do Airbnb no blog.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário