scorecardresearch ghost pixel



Restituição do Imposto de Renda: saiba o que é e quem pode receber

A devolução paga aos contribuintes que prestaram contas à Receita Federal ainda gera dúvidas na população.



O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda 2024 começa em março, mas muita gente já começou a separar os documentos para não perder tempo. Em meio ao processo de prestação de contas, muitas dúvidas surgem na cabeça dos contribuintes, algumas delas sobre a restituição.

Leia mais: Sem dinheiro para PIX? Veja como fazer mesmo assim usando este truque

Neste ano, os brasileiros deverão informar os rendimentos obtidos no ano-base 2023. Parte desses ganhos pode ser compensada por gastos, resultando em deduções no imposto devido.

Restituição do Imposto de Renda

A restituição nada mais é do que a devolução dos valores pagos a mais pelo contribuinte no ano-base. Quem desembolsou além do necessário tem direito a receber a diferença da Receita Federal, ao passo que os que pagaram menos precisam quitar a restante para se regularizar.

Em resumo, o imposto a restituir é o ressarcimento de parte do dinheiro que o contribuinte gastou com impostos no decorrer do ano-base. Esse valor é calculado com base nas informações prestadas na declaração de Imposto de Renda.

Na maioria dos casos, a restituição beneficia funcionários públicos e contribuintes com Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF), ou seja, que têm os tributos descontados diretamente do salário, sem considerar as despesas dedutíveis.

O que gera restituição

Normalmente, além das cobranças em excesso, as despesas dedutíveis geram valores a devolver. Confira alguns exemplos:

  • Gastos com dependentes e pensão alimentícia;
  • Despesas relacionadas à educação (escolas, universidades cursos técnicos e outros);
  • Desembolsos com previdência social ou privada, PGBL e contribuição sindical;
  • Custos com saúde, como atendimentos com médicos, dentistas, fisioterapeutas, psicólogos e psiquiatras, além de dispêndios com hospitais, exames e próteses.




Voltar ao topo

Deixe um comentário