A primeira semana de março se inicia com a chegada de uma nova frente fria no país. Segundo a previsão do tempo, a frente fria começará atuando na região Sul do Brasil. Aliada a uma área de baixa pressão, o fenômeno irá causar instabilidades no leste do Paraná, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. O acumulado das chuvas deverá ficar em torno de 40 mmm nos três estados ao longo da semana.
Leia também: Se não quiser pagar uma fortuna de luz, fuja destes 4 modelos de ar-condicionado
Na região Sudeste, a segunda-feira (4) se inicia com tempo firme no Rio de Janeiro, centro-leste de São Paulo e no sul do Minas Gerais. No Espírito Santo, haverá a ocorrência de chuvas passageiras, assim como no norte de Minas Gerais. No entanto, o norte de minas poderá registrar trovoadas a partir da tarde de segunda. Na terça (5), o avanço da frente fria faz com que as chuvas aconteçam em toda a região, podendo chegar aos 40 mm acumulados nos 5 dias da semana.
A semana se inicia nublada também no Centro-oeste, com aumento de nuvens entre o nordeste do Mato Grosso, Distrito Federal e no norte de Goiás. Nesses locais, a chuva poderá acontecer ao longo do dia. Nas demais áreas, o sol predomina, porém, com a possível presença de pancadas de chuvas com trovoadas. Ao longo da semana, o acumulado de chuvas deverá dicar em torno de 50 mm nos três estados.
Chuvas intensas no Norte e Nordeste
No Norte, as chuvas serão intensas no Tocantins e em grande parte do centro-sul do Pará. Conforme anunciado pela previsão do tempo, o acumulado ao longo da semana deverá chegar aos 60 mm em todos os estados. O destaque vai para Roraima, com o retorno gradual das chuvas que irá auxiliar a diminuir os focos de incêndio.
Por fim, a segunda-feira será de nebulosidade no Nordeste, com as chuvas acontecendo de forma passageira entre o Sergipe e o leste da Bahia. Assim, entre o sul da Bahia, sul do Piauí e no Maranhão, as pancadas de chuva podem vir acompanhadas de trovoadas.
Em Sergipe, Paraíba, Alagoas, Bahia, Rio Grande do Norte, Pernambuco e no Ceará, os acumulados ficarão entre 25 e 40 mm nos próximos cinco dias. Por outro lato, no Piauí e no Maranhão, as chuvas podem chegar aos 100 mm na semana, causando possíveis danos nas lavouras.