Se você mora NESTAS cidades, prepare-se para a nova onda de calor

Prevista para se encerrar no dia 20 de março, nova onda de calor fará com que diversas capitais cheguem a temperaturas recordes.



As últimas semanas do verão brasileiro prometem ter temperaturas escaldantes. Segundo a previsão do tempo, a nova onda de calor irá durar até o início do outono no país, estimado para o dia 20 de março. Até lá, o Climatempo divulgou que diversas capitais brasileiras podem bater recorde de temperatura.

Veja também: Se o calor não der trégua, 6 dicas simples podem amenizar o problema

Em Palmas (TO), a tarde mais quente do ano foi registrada nesta terça-feira (12). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a capital do Tocantins registrou 37,3ºC de temperatura máxima. Vale lembrar que o recorde registrado anteriormente era de 37,1ºC, ocorrido no dia 7 de janeiro.

Dessa forma, o sistema de alta pressão atmosférica, causador da onda de calor, está atuando principalmente entre o Paraná, Paraguai e Mato Grosso do Sul. Dessas regiões, a área mais afetada é o centro, oeste e sul do Mato Grosso do Sul, além da parte oeste dos estados da região Sul.

Temperaturas recordes serão registradas em diversas capitais

Conforme divulgado pelo Climatempo, Palmas não será a única capital a atingir o recorde de temperatura máxima do ano. Além dela, São Paulo (SP) poderá chegar aos 35ºC nesta sexta-feira (15), enquanto o Rio de Janeiro (RJ) poderá marcar 39ºC no próximo final de semana. Já nesta quinta-feira (14), a expectativa é de 37ºC em Campo Grande (MS), enquanto Porto Alegre (RS) ficará na casa dos 36ºC.

Até o momento, o recorde registrado nessas capitais são: 34,3ºc em São Paulo, 39,5ºC no Rio de Janeiro, 36,5ºC em Porto Alegre e 36,3ºC em Campo Grande. Assim, devido à força ada nova onda de calor, a expectativa é que as temperaturas recordes atuais sejam quebradas até o final da próxima semana.

No entanto, com a migração do centro de alta pressão para o Sudeste, o calor passará a ser mais frequente no Sudeste e no Centro-Oeste. Assim, a Região Sul voltará a registrar pancadas de chuva, porém ainda com calor intenso. Em Roraima e no Centro-sul brasileiro, as temperaturas máximas esperadas para os próximos dias serão acima dos 36ºC, devido à massa de ar quente e seco que atua sob as regiões.




Voltar ao topo

Deixe um comentário