Uma das leis de mercado mais conhecidas pelos consumidores e empresários é: quanto maior a procura e menor a demanda, maior o preço cobrado. Seguindo essa regra, alguns serviços já usam a tarifa dinâmica. O Uber fica mais caro nos horários de pico, os preços dos voos são maiores nos feriados e férias e os produtos limitados possuem um preço mais alto. No entanto, o questionamento de um chef de cozinha chamou atenção nas redes sociais.
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O empresário Christian Puglisi publicou um vídeo em seu Instagram, questionando “por que os restaurantes sempre devem cobrar o mesmo preço pelo menu?”. Conforme defendido pelo chef, o intuito é que o valor cobrado pelos pratos do menu sejam mais altos em momentos de maior procura.
Dessa forma, o empresário sugere que os valores sejam mais baratos nos momentos em que o restaurante estiver menos movimentado. Segundo Puglisi, os valores do menu poderiam ser entre 10, 15 ou até 25% mais baratos nos dias e horários de baixo movimento. Com a viralização do post do chef, muitos outros donos de restaurantes concordaram com a ideia.
Restaurantes já testam “tarifa dinâmica” no menu
Nos últimos dois anos, o número de restaurantes que utilizam do sistema de preços variáveis criado nos Estados Unidos cresceu em quase 40%. Um dos exemplos é o Tock, um restaurante que permite reservar mesas e garantir um valor mais baixo nos dias em que o movimento é maior. Em contrapartida, nos dias mais concorridos, como em datas comemorativas, os valores cobrados pelos restaurantes podem aumentar.
Essa é uma prática já realizada por diversos estabelecimentos, principalmente em datas como Dia dos Namorados e Dia das Mães. Devido à alta procura, os chefes criam menus especiais para que as reservas sejam realizadas, cobrando valores mais altos e evitando que casais e famílias peçam somente as opções mais baratas do menu.
Enquanto alguns acham a medida um abuso, especialistas do mercado afirmam que essa é uma das únicas saídas para que os restaurantes se tornem empresas realmente lucrativas. Em 2025, a rede Wendy’s irá começar a “testar recursos mais aprimorados, como preços dinâmicos e ofertas de períodos do dia, juntamente com mudanças de menu habilitadas para IA e vendas sugestivas”.