O governo do Espírito Santo abriu um novo processo seletivo para o programa CNH Social, ofertado pelo Detran-ES. Ao todo, serão 7 mil vagas disponibilizadas para moradores do estado, divididas em duas fases ao longo de 2024. A primeira fase já está com as inscrições abertas, ofertando 3,5 mil vagas para as categorias A ou B. Podem participar também os cidadãos já habilitados que queiram adicionar as categorias A, B ou realizar a mudança de categoria D ou E.
Veja também: CNH EAR: quais os benefícios da carteira de motorista para profissionais?
Do total de vagas, 5% são reservadas para Pessoa com Deficiência (PCD), enquanto 8% são exclusivas para os egressos do sistema prisional. Caso as vagas não sejam totalmente preenchidas por esse grupo, o quantitativo vago será liberado para ampla concorrência. Além da carteira de motorista, os novos condutores terão direito a cursos especializados para se profissionalizarem.
Como se candidatar ao CNH Social ES 2024?
Os interessados em participar do programa CNH Social, devem acessar o site do Detran-ES e selecionar a opção “CNH Social”. Em seguida, será preciso inserir as informações pessoais solicitadas. Vale ressaltar que as vagas estão sendo disponibilizadas para cidadãos cadastrados no CadÚnico.
Assim, as informações prestadas devem coincidir com as informações salvas no CadÚnico. Serão aceitos cadastros ativos no sistema lançados na Base Nacional do Cadastro até o dia 9 de fevereiro de 2024. A seleção de categoria deverá ser feita no ato da inscrição, não sendo possível modificar a categoria escolhida após a realização da inscrição. Já os egressos do sistema prisional devem manifestar o interesse no programa junto à Sejus. A secretaria será responsável por enviar a lista de candidatos ao Detran-ES.
Neste ano, as vagas foram divididas da seguinte forma:
- 40% para primeira habilitação (A ou B);
- 20% para adição de categoria (A ou B);
- 40% para mudança de categoria D ou E.
Cursos profissionalizantes
Além da habilitação, o Detran-ES está ofertando cursos profissionalizantes para os condutores que veem a CNH como uma oportunidade de trabalho. Assim, serão ofertados os seguintes cursos:
- Transporte escolar;
- Transporte de passageiros;
- Transporte de produtos perigosos;
- Transporte de carga indivisível;
- Transporte de veículos de emergência;
- Mototáxi ou motofrete.
Para se candidatar aos cursos, é preciso ter tido sua última CNH pelo programa CNH Social, ter mais de 21 anos, possuir CNH válida e não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima nos últimos 12 meses. Também não serão aceitos condutores reincidentes em infrações médias nos últimos 12 meses. Por fim, o motorista interessado não pode estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir ou cassação da CNH.