O preço de queijos e laticínios nos supermercados sempre foi definido de acordo com o valor de venda do leite. Em 2022, devido ao litro do leite chegar a custar R$ 8, os consumidores acompanharam a subida do valor de produtos derivados do leite, como manteiga e o queijo. Em 2024, o leite voltou a custar entre R$ 4 e R$ 5, valores usuais cobrados.
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Contudo, o preço dos derivados não acompanhou a queda, permanecendo altos nas prateleiras dos supermercados de todo o país. Segundo o IPCA, índice de inflação oficial do país, o leite longa vida acumula uma queda anual de 7,9% até o mês de fevereiro. Em contrapartida, o preço do queijo recuou apenas 0,82% no mesmo período.
Em comparação a janeiro do ano passado, o preço médio do quilo do queijo subiu 9,7%, enquanto a manteiga teve um aumento ainda mais significativo: 12,3%. A mussarela teve aumento de 3,7%, e os queijos especiais, como gorgonzola e brie, tiveram um reajuste de 20% em um ano.
Qual a razão para o aumento no preço dos laticínios?
Segundo o presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Queijo (Abiq), Fábio Scarcelli, em entrevista à BBC, a culpa do alto preço dos laticínios é do varejo, e não da indústria. “O preço dos queijos caiu significativamente, porque sempre trabalhamos com planilhas de custos – a partir do momento que o preço do leite baixa, imediatamente nós baixamos nossos produtos”, afirmou Scarcelli à BBC.
Contudo, o presidente analisou que o problema seria o fato dos supermercados não considerarem um produto de alto giro, consumido diariamente pela maioria da população. Assim, o varejo mantém as margens do produto maiores do queijo, como forma de compensar o baixo ganho obtido pela venda de produtos de alto giro, como arroz e feijão.
Em contrapartida, os pequenos produtores acreditam que a culpa dos queijos e demais derivados de leite é pela concentração dos produtores. Devido ao aumento da concentração do mercado leiteiro em grandes fazendas, os consumidores podem ficar reféns de poucas empresas realizando a produção dos produtos. Com isso, a concorrência diminui, abrindo espaço para o aumento no valor dos derivados de leite comercializados.