Uma das empresas de utensílios domésticos mais conhecidas pelos brasileiros anunciou que poderá encerrar suas operações a qualquer momento. A Tupperware Brands alertou que poderá não continuar em funcionamento devido à previsão de liquidez inadequada para sustentar as operações da marca. O alerta foi dado na última sexta-feira (29), por meio de um documento apresentado ao regulador do mercado de capitais americano (SEC).
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O primeiro anúncio sobre um possível encerramento das operações aconteceu há cerca de um ano. Após isso, a empresa nomeou Laurie Ann Goldman como nova CEO da Tupperware e contratou o banco de investimentos Moelis & Co LLC para determinar um plano estratégico de ação. Uma das primeiras medidas foi assinar um acordo com os credores para reestruturar as dívidas.
A Tupperware apresentou um NT10-K no dia 29 de março notificando o atraso do pedido de 10K para o ano fiscal de 2023. Esse é o relatório anual exigido pelos regulares, nos quais as empresas precisam apresentar detalhes sobre os principais riscos e as opiniões da gestão sobre os resultados mais recentes, incluindo performance financeira e gestão da companhia.
Quais as causas da queda da Tupperware?
Ao contrário de grande parte das empresas em todo o mundo, a Tupperware se recuperou financeiramente durante a pandemia da COVID-19. O movimentou ocorreu porque as pessoas de todo o mundo começaram a cozinhar mais em casa, precisando comprar produtos na marca para guardar as sobras dos preparos. Contudo, as ações fecharam o mês de março a US$ 1,34, registrando uma queda de 33% no valor neste ano.
Segundo a própria empresa, um dos principais fatores que influenciou na queda da empresa foram as contínuas falhas materiais no controle interno dos relatórios financeiros. Além disso, o desgaste das operações e situação financeira desafiante também foram motivadores, resultando em falhas de recursos e competências, fatos que resultaram nos atrasos na apresentação de seus relatórios anuais.
Em relação aos 10K para 2023, a empresa afirmou que pretende concluir os seus processos e registrar o relatório “o mais rápido possível”. Contudo, a marca completou também que “não pode haver garantia com relação ao momento de conclusão do pedido”. No início de 2024, a Tupperware precisou manter a KPMG LLP como novo auditor independente, após a recusa de outras empresas.