Quando bate aquela dor de cabeça desconfortável, o primeiro remédio que vem à cabeça é a aspirina. O medicamento é bastante eficiente para emergências, pois combina substâncias destinadas ao alívio de dores. Sua popularidade deve-se ao fato de não ser necessária receita médica para comprá-lo.
Desenvolvida pelo farmacologista alemão Heinrich Dreser, em 1899, a aspirina funciona como anti-inflamatório e analgésico. Presente em mais de 70 países ao redor do mundo, o medicamento traz alívio não só para dores de cabeça, mas também para dores musculares e menstruais, além de abaixar a febre.
Apesar de tanta utilidade, a aspirina também possui um uso secreto, neste caso, voltado para potencializar o crescimento de plantas do jardim.
Foto: Shutterstock
4 benefícios de usar aspirina nas plantas
Uma pesquisa da Universidade de Rhode Island revelou que o ácido acetilsalicílico, presente na aspirina, tem o poder de melhorar o sistema imunológico das plantas, proporcionando um crescimento forte e saudável para elas.
Confira a seguir os quatro benefícios da aspirina para as plantas e comece a utilizá-la hoje mesmo:
1. Potencializa o crescimento
A aspirina pode ser um excelente potencializador de crescimento para suas plantas. Para isso, basta diluir um comprimido em um litro de água e borrifar a mistura. O recomendado é aplicar a cada três semanas ou quando não houver muito sol. Cuidado para não exagerar, pois a substância pode queimar as folhas.
2. Conserva as flores
Se você recebeu flores e quer que elas durem mais no vaso, a aspirina pode ser uma excelente aliada. Para isso, basta adicionar aspirina na água onde foram colocadas, isso evitará que elas sequem mais rápido.
3. Ajuda a germinar sementes
Um dos melhores usos da aspirina para as plantas é no processo de germinação de sementes. Antes de colocá-las no solo, borrife um pouco da mistura de aspirina diluída em água e você verá um rápido crescimento de sua espécie.
4. Excelente fertilizante
Caso fique sem seu fiel fertilizante, recorra à aspirina. Coloque um comprimido no solo a cerca de 15 ou 20 centímetros da planta e regue normalmente. Em pouco tempo, você verá a diferença, pois ela crescerá com toda sua força em um curto período de tempo.