scorecardresearch ghost pixel



5 benefícios que você joga no lixo junto com a semente de melancia

Antes de jogar este "tesouro" fora, saiba que ele promove diversos benefícios para a saúde.



Ao chupar melancia, muitas pessoas cospem as sementes, acreditando que elas podem fazer mal ao organismo. Essa parte da fruta, de sabor doce e alto poder hidratante, vai parar na lixeira, apesar dos vários benefícios para a saúde.

O que acontece é que as sementes de melancia, na verdade, são muito nutritivas e podem ser incluídas na alimentação. Ou seja, elas não fazem mal e só trazem benefícios. Segundo a nutricionista Lauren Manaker, essa parte do fruto é uma fonte natural de fósforo, potássio, manganês, zinco, ferro, proteína, folato e ácidos graxos essenciais.

Enquanto o manganês contribui para o bom funcionamento do cérebro e sistema nervoso, o fósforo ajuda na formação óssea e na digestão.

Então, esqueça aquele mito de que, se você engolir semente de melancia, vai nascer um pé da fruta na sua barriga. Uma boa dica para consumi-las é torrá-las, pois lembram muito as sementes de abóbora, além de serem um lanche bastante saudável. Ao jogar as sementes de melancia fora, você estará perdendo cinco benefícios para sua saúde.

5 benefícios da semente de melancia que você joga no lixo

Se você ainda tem dúvida do poder da semente de melancia, cinco motivos farão você guardá-las e não jogar mais no lixo:

1. Ajudam no controle de peso: por possuírem proteínas, fibras e gorduras saudáveis, as sementes de melancia ajudam na sensação de saciedade, tornando-as uma ótima opção de lanche para pessoas em processo de perda de peso.

2. Ajudam a aumentar a imunidade: um dos nutrientes da semente de melancia é o licopeno, que atua como um poderoso antioxidante, estimulando o sistema imunológico. Comer sementes de melancia também previne os danos causados pelos radicais livres às células.

3. Melhora a saúde da pele e dos cabelos: os antioxidantes e ácidos graxos presentes nas sementes de melancia também auxiliam na saúde da pele e dos cabelos. Inclusive, o óleo das sementes é extraído pela indústria e utilizado em produtos para a pele, em razão de suas propriedades hidratantes e antienvelhecimento.

4. Melhoram o humor: a lista de nutrientes da semente de melancia é extensa. Nela também encontramos o triptofano, aminoácido que ajuda na produção de serotonina, neurotransmissor que ajuda a regular o sono e o humor.

5. Contribuem para a saúde do coração: boa fonte de ácidos graxos monoinsaturados e polinsaturados, as sementes de melancia ajudam a prevenir doenças do coração, como ataques cardíacos e derrames, segundo o Instituto do Coração de Minneapolis, nos Estados Unidos.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário