Avião do “juízo final”: se avistá-lo no céu, o fim do mundo está próximo

Máquina de guerra desenvolvida pelos russos pode ser o presságio de um poderoso conflito nuclear.



Já imaginou existir uma aeronave conhecida como “avião do juízo final“? Pois bem, ela já está entre nós e sob o poder da Rússia. Estamos falando do misterioso e poderoso Ilyushin Il-80. O avião nada mais é do que um centro de comando aéreo usado para proteger líderes de estado e oficiais militares importantes em caso de guerra nuclear.

O primeiro voo de teste do Ilyushin Il-80 aconteceu em 1985 e, após várias modificações, a aeronave foi finalmente entregue em 1987. O design do avião tem como inspiração o modelo de aeronave civil Il-86, da Ilyushin, porém com algumas modificações em relação ao seu layout.

Chamada de Maxdome, a aeronave chama a atenção por suas características um tanto inusitadas. Com exceção do cockpit, que possui janelas com proteção contra explosões, o avião não possui nenhuma janela na cabine. Essas alterações foram necessárias para garantir a proteção dos ocupantes contra uma explosão nuclear ou pulso eletromagnético (EMP). O número de portas do deck superior também foi reduzido, havendo apenas uma escada.

Avião chama a atenção pelas “bizarrices”

Não fosse estranho o bastante a ausência de janelas, o Maxdome, também conhecido como “avião do juízo final“, possui uma grande antena SATCOM situada no topo da fuselagem, na parte frontal. Além disso, grandes antenas estão localizadas na parte traseira.

Caso precise ser rebocada, a cauda da aeronave possui um guincho para antena de frequência muito baixa (VLF). Há ainda estabilizadores horizontais espaçosos para acoplar antenas de comunicação e mais sensores. A aeronave também conta com entradas de ar e jatos de exaustão nas suas extremidades, além de dois grandes geradores elétricos conectados aos motores.

O Maxdome ainda possui três decks de painéis elétricos, proteção EMP, que blinda equipamentos e fiação, redutores de tensão e equipamentos SATCOM e VLF, além de carregar 13 links de comunicação. Porém, o mais interessante vem agora: o “avião do juízo final” pode ficar no ar por até duas semanas.

Foto: Wiki Commons/Reprodução

A real função do Maxdome

Diante das características poderosas, dá para entender que o Ilyushin Il-80, ou Maxdome, foi projetado para se tornar uma máquina de guerra dos russos. Seu objetivo consiste em garantir a continuidade do governo em caso de conflito nuclear.

Ou seja, avistá-lo no céu pode ser um lembrete de que um conflito de proporções inimagináveis está se desenrolando. Fato é que a Rússia continua fortalecendo suas capacidades bélicas e de defesa, enquanto os cidadãos e líderes ao redor do mundo observam esse cenário com grande preocupação.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário