A banana é uma fruta versátil, que pode ser aproveitada em diversas receitas. Não sem motivos, ela é apreciada por muita gente no mundo todo. Mas uma dúvida comum que muitas pessoas compartilham é: a banana deve ou não ser armazenada na geladeira? Entenda qual a melhor prática para garantir o máximo de sabor e evitar o desperdício.
Se não for na geladeira, seria a temperatura ambiente a melhor opção? Enquanto muitos acreditam que a geladeira é a chave para uma vida útil mais longa, a ciência revela uma verdade surpreendente: essa prática pode comprometer a qualidade da fruta!
O frio da geladeira retarda a produção de enzimas responsáveis pelo sabor açucarado característico das bananas maduras. Estudos comprovam que o armazenamento em temperatura ambiente é o ideal, principalmente para bananas verdes.
Essa escolha permite que amadureçam naturalmente, desenvolvendo seu sabor e textura característicos. Assim, da forma ideal, elas vão atingir o ponto perfeito de doçura gradualmente, além de ficarem mais macias do que aquelas deixadas na geladeira.
Máximo sabor e qualidade das bananas
Para garantir bananas perfeitas por mais tempo, o certo é não apenas deixar em temperatura ambiente, como também seguir outras dicas essenciais para o máximo de sabor e qualidade da fruta. São elas:
Evite a luz excessiva: a luz artificial acelera o amadurecimento e pode deixar as bananas com manchas escuras.
Pendure-as: essa técnica simples evita que sejam comprometidas, por exemplo, ao ter contato com outros alimentos, e ajuda na circulação de ar, retardando o amadurecimento.
Separe as frutas: maçãs e tomates liberam etileno, um gás que acelera o amadurecimento das bananas. Por isso, deixe as bananas bem longe deles. Caso contrário, elas podem passar do ponto rapidamente demais, gerando desperdício.
Congelamento estratégico: as bananas maduras podem ser congeladas para smoothies, sorvetes e receitas deliciosas. Então, não as jogue fora. Se notar que estão um pouco além do ponto, congele-as e faça deliciosas receitas.