O índice FipeZap, realizado periodicamente, revelou os dados a respeito das vendas de imóveis em mais de 50 cidades do Brasil. Em abril, houve um aumento de 0,66% no segmento em comparação ao mês de março, estimado em 0,64%. E a cidade campeã de vendas foi Curitiba.
Na capital paranaense, houve a maior alta do mercado imobiliário: 2,18%. Apesar do destaque, a cidade já é conhecida pelos números que chamam a atenção desde 2022. O motivo desse aumento no desempenho se dá em razão do crescimento das ofertas em empreendimentos de luxo. Neste segmento, em 2023, Curitiba registrou recordes de vendas.
Por que Curitiba está com o mercado imobiliário tão aquecido?
Segundo o Índice de Gestão Municipal (IDGM), Curitiba não se destaca apenas no mercado imobiliário. A cidade também foi considerada a melhor capital para se viver no Brasil.
Para chegar a essa conclusão, a Macroplan, empresa de consultoria que elabora o IDGM, analisa 15 indicadores, entre eles segurança, saúde, educação e saneamento básico. A coleta dos dados é feita nas maiores 100 cidades brasileiras. Tudo isso faz Curitiba se transformar no melhor lugar para comprar um imóvel.
Foto: Shutterstock
Outra vantagem está na sua localização geográfica, na ligação eficiente a diversos outros municípios do estado, ponto almejado por investidores, além, claro, da boa infraestrutura. Os números em relação ao índice de desenvolvimento tornam a capital uma das mais procuradas para sediar empresas.
Segundo aponta o Índice Sebrae de Desenvolvimento Econômico Local, a capital paranaense é a segunda melhor cidade do país para abrir um negócio, perdendo o primeiro lugar apenas para a cidade de São Paulo. Além disso, ela está entre as cinco maiores capitais que contratam no país.
Segredo está na diversidade
O que destaca o mercado imobiliário curitibano dos demais é sua diversidade. Ou seja, há imóveis para todos os gostos, desde casarões restaurados até microapartamentos mais modernos. A cidade possui uma alta valorização histórica, pois foca em desenvolver projetos alinhados a práticas sustentáveis e de restauração.
Outro ponto que torna Curitiba o centro do mercado imobiliário da vez está relacionado aos valores: a alta dos preços dos imóveis ainda não é tão expressiva, o que derruba barreiras financeiras para muitas pessoas. Com juros mais baixos, grupos de menor poder aquisitivo também conseguem realizar o sonho da casa própria com mais facilidade.
Diante de tantas qualidades, segundo o ranking FipeZap, a expectativa das imobiliárias é de que o posto de cidade com o melhor mercado imobiliário do Brasil continue com Curitiba até o final deste mês.