A língua portuguesa está em constante evolução, mas é importante usar as palavras de forma correta para garantir uma comunicação clara e eficaz. Um erro muito comum está na confusão entre “conhecidência” e “coincidência“. Você sabe qual é a maneira certa de dizer a palavra? Se não, aprenda agora mesmo e nunca mais erre.
Para eliminar de vez as suas dúvidas, o jeito certo de escrever é coincidência. A palavra “conhecidência” está errada e não consta em nenhum dicionário da língua portuguesa.
Ou seja, faz parte de uma confusão que as pessoas criaram com o tempo, principalmente por conta da linguagem informal. Mas, anote aí: conhecidiência não existe, apesar de soar familiar. Por isso, deve ser evitada para garantir clareza e precisão na comunicação.
A palavra coincidência vem do latim “coincidere”, que significa “cair junto”, “acontecer ao mesmo tempo”. Pode ser usada para se referir a um acontecimento que ocorre ao mesmo tempo que outro, por acaso, sem planejamento prévio. Veja no exemplo:
- “Foi coincidência eu te encontrar aqui!”
Confira mais alguns exemplos de uso da palavra correta, que se aproximam das situações em que você poderá utilizá-la no seu dia a dia:
- Que coincidência termos feito a mesma escolha de curso!
- É coincidência que ambos tenhamos escolhido o mesmo sanduíche.
- A coincidência entre seus interesses e os meus é intrigante.
Viu só como a palavra pode ser usada em vários contextos? Então, sempre que precisar se referir a algo que acontece ao mesmo tempo, como uma forma de “fazer igual” ou situações muito semelhantes, a palavra “coincidência” pode ser aquela que você tanto procurava.
Aprimore sempre mais!
Em caso de dúvida sobre a escrita das palavras, use dicionários online e até corretores ortográficos para verificar a escrita. Se for em uma prova de concurso, então o jeito é se preparar bem antes e conhecer os sinônimos para fazer trocas, quando necessário. E lembre-se: leia bastante para se familiarizar com a ortografia das palavras e aprimorar seu vocabulário.