A conta de luz é uma das despesas que assombram as famílias brasileiras em razão de seu alto custo. Basta abusar um pouco na utilização da energia elétrica para levar um susto na fatura e nunca mais repetir o erro.
Porém, há quem tente economizar ao máximo não utilizando certos eletrodomésticos ou dispositivos, mas mesmo assim a conta de luz insiste em vir alta. O motivo, na verdade, pode estar associado ao consumo de energia por outros meios, representando um desperdício de energia e dinheiro.
Este é um dos motivos para sua conta de luz vir alta
Se você está economizando no consumo de energia elétrica, mas a conta de luz continua vindo alta, saiba que, mesmo desligados, certos aparelhos continuam consumindo energia elétrica, o que resulta no aumento da conta de luz no fim do mês.
A culpa disso está no hábito de deixar eletrodomésticos no modo standby, mais conhecido como “modo de espera”. Para quem não sabe, deixar os aparelhos em standby significa deixá-los conectados à tomada para uma inicialização mais rápida.
Mas, apesar de não haver um grande consumo, os aparelhos conectados à tomada, mesmo desligados, continuam “sugando” energia. Por menor que seja, ela pode se acumular e acabar aumentando o consumo, fazendo com que a fatura venha mais alta do que o normal, mesmo que haja economia.
Sendo assim, a recomendação é desligar completamente os aparelhos da tomada quando não estiverem em uso. Além disso, a utilização de extensões com interruptor, os chamados filtro de linha, facilita o processo de desligamento de vários aparelhos da tomada de uma só vez. Vale destacar que eles também protegem os eletrodomésticos das oscilações e quedas abruptas de energia.
Foto: Nicoleta Ionescu/Shutterstock
Quais são os vilões da conta de luz?
Os aparelhos que mais consomem energia no modo standby são: monitores, videogames, decodificadores e a televisão. No entanto, eles não são os únicos.
Outros vilões da conta de luz para tomar cuidado em casa incluem o chuveiro elétrico, responsável por até 30% da conta de luz, e o ar-condicionado, que pode consumir até 1.000 kWh ao mês. Além deles, o ferro de passar roupa esquecido na tomada pode se transformar em uma excelente fonte de consumo energético a ser evitada.
A pequena ação de retirar o cabo alimentador da tomada ajuda a reduzir o consumo e, consequentemente, poupar seu dinheiro. Portanto, esse esforço será certamente notado ao final do mês.