Dirigir com os pés descalços dá multa? Lei de trânsito diz isso

Muitos motoristas acreditam que esta prática pode gerar a penalidade e pontos na carteira. Mas será que é verdade?



Ao tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) aprendemos algumas das principais etiquetas de trânsito para adotar ao colocar as mãos no volante. Uma delas ainda causa muita confusão nos motoristas: dirigir descalço dá multa?

Essa lenda urbana permeia o imaginário de muitas pessoas, causando medo e até pânico em certos condutores que esqueceram o que, de fato, diz a lei sobre dirigir com os pés descalços. Será que gera multa ou até mesmo a apreensão do veículo?

Dirigir descalço dá multa?

Para começo de conversa, não é ilegal dirigir descalço no Brasil. Portanto, essa prática está livre de multa como muitas pessoas acreditam. É permitido conduzir veículo descalço tanto na estrada quanto na cidade, segundo consta no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Por não existir nenhuma menção explícita sobre o tema, motoristas podem optar por dirigir descalços. Apenas no artigo 252 é destacado que os condutores não podem dirigir usando calçados que não fiquem firmes nos pés ou que comprometam o uso dos pedais, como chinelos de dedo e sapatos de salto alto.

Aqueles que forem pegos descumprindo o artigo 252 podem pagar multa de R$ 85,13, além de receberem 4 pontos na carteira.

Foto: Shutterstock

Dirigir descaço é seguro?

Apesar de não ser proibido dirigir descalço no Brasil, especialistas não recomendam essa prática, caracterizada como insegura e com riscos de acidentes. Confira a seguir uma lista de razões para usar sapato ao ficar atrás do volante:

  • Em caso de acidente ou outro tipo de incidente, os pés descalços aumentam o risco de ferimentos e limitam a capacidade de sair do local para um ambiente seguro.
  • O motorista pode não aplicar a mesma força de frenagem com os pés se ele estiver descalço. Com sapato ela sempre será maior.
  • Pés descalços podem transpirar e escorregar do pedal mais facilmente. Assim como sapatos com a sola molhada, que também devem ser evitados.
  • Dirigir descalço pode ser sinônimo de distração e, se o motorista se envolver em um acidente estando sem sapato, o agente de trânsito e de segurança pode incluir esse dado nos autos.

Dirigir descalço ou não? Eis a questão

Para especialistas em trânsito, para um melhor controle da velocidade ou frenagem durante a condução, o ideal é utilizar um calçado sem salto, de solado reto. Além disso, o sapato deve possuir um bom piso com aderência e tração; por outro lado, não podem ser tão grossos a ponto de evitar problemas de controle dos pedais.

Outra recomendação importante é não usar calçados abertos, pois as folgas, geralmente das tiras, podem se prender no pedal. Sapatos de cadarços longos também devem ser evitados, pois podem enrolar nos pedais.

Por fim, sempre que for dirigir, utilize um par de sapatos como os recomendados acima. Se necessário, deixe-o apenas no carro para facilitar o dia a dia, sem o risco de esquecer de trocá-los. Essa dica valiosa te manterá longe de multas e acidentes.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário