Isso é coisa do Brasil! 4 cidades com nomes engraçados e nada convencionais

Se você duvidava da criatividade dos brasileiros, estes nomes de cidades vão te provar o contrário.



O Brasil é um país com bastante diversidade cultural, e isso pode ser notado na quantidade de cidades com nomes exóticos e diferentões. Toda essa criatividade pode ter origem em registros históricos, nos quais os fundadores vivenciaram momentos inusitados, ou simplesmente a partir de alguma situação repassada pelas gerações.

Fato é que alguns nomes são engraçados e movimentam a internet. A inventividade foi tanta que alguns deles chegam a viralizar nas redes, sendo motivo de gargalhadas entre os internautas. Confira a seguir quatro cidades com nomes engraçados e as histórias por trás de seus nomes.

4 cidades com nomes engraçados que você só encontra no Brasil

Veja a seguir uma lista de cidades com nomes nada usuais, mas que carregam uma história interessante a respeito de sua fundação.

1. Solidão – Pernambuco

Foto: Prefeitura de Solidão

Segundo a prefeitura da cidade, a história do vilarejo data de 1910, quando um morador, chamado Jesuíno, convidou um padre para celebrar uma missa em sua casa. Ao chegar ao local, o missionário disse as seguintes palavras: “Que solidão!”. Sem saber o que significava, Jesuíno perguntou ao religioso a que se referia a palavra. O missionário então explicou que o significado era de lugar isolado, deserto. Desde então, o nome pegou, e a cidade recebeu esse nome.

2. Arroio dos Ratos – Rio Grande do Sul

A história da cidade tem origem na exploração do carvão. A descoberta do mineral em 1853 transformou a cidade em um importante ciclo econômico. Durante décadas, a cidade foi considerada o principal polo da indústria carbonífera do país. O nome nada convencional do município deve-se ao excesso de roedores que viviam ao redor do arroio que banha a cidade.

3. Anta Gorda – Rio Grande do Sul

Estátua central da cidade de Anta Gorda, no Rio Grande do Sul (Foto: Reprodução)

O nome engraçado e curioso desta cidade do Rio Grande do Sul é explicado no site da Prefeitura. Segundo o portal, certa vez, uma anta de grandes proporções foi abatida ao redor do que viria a ser a cidade. A partir desse fato, o caso da morte do animal foi usado como referência pelos desbravadores, que diziam: “Lá onde mataram a anta gorda”. Com o tempo, o nome pegou e acabou se tornando o nome do município.

4. Passa e Fica – Rio Grande do Norte

O nome da cidade vem de uma história local, na qual um morador chamado Daniel Laureano de Souza decidiu montar em sua casa uma pequena bodega. As pessoas, então, começaram a frequentar o lugar e a passar um bom tempo no espaço. Ao tentar explicar o sucesso da bodega, um morador da região chamado Antônio Luiz de Oliveira, em tom de brincadeira, dizia que aquele era o lugar do “passa e fica”. A brincadeira pegou e daí surgiu o nome Passa e Fica para o município.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário