Proprietários de veículos devem se atentar à saúde do automóvel, principalmente quando falamos da calibragem dos pneus. Quando não estão devidamente calibrados, a segurança do motorista e a durabilidade dos componentes ficam comprometidas.
Muitas pessoas enfrentam dificuldades quando o assunto é calibrar os pneus do carro. A tarefa pode parecer complicada, mas bastam alguns passos e truques simples para tornar isso algo corriqueiro, sem segredos mirabolantes.
Passo a passo para calibrar os pneus do carro
Ao perceber que os pneus do carro estão precisando de calibragem, o recomendado é seguir os seguintes passos:
1º passo: antes de dar início à calibragem, verifique o manual do fabricante ou a etiqueta fixada na coluna da porta do motorista sobre a pressão recomendada para os pneus. Esse detalhe fundamental também pode ser encontrado no manual dos pneus.
2º passo: procure por um posto de combustível com calibrador de pneus. Os equipamentos geralmente estão localizados próximos às bombas de gasolina.
3º passo: antes de fazer a calibragem, é necessário que os pneus do carro estejam frios. Neste caso, eles não podem ter rodado por mais de três horas, principalmente em dias muito quentes. Isso porque a pressão do componente sobe com o calor excessivo provocado pela condução e, ao calibrá-los nessas condições, a leitura pode ficar imprecisa.
4º passo: retire a tampa que protege a válvula do pneu. Em seguida, encaixe a ponta do calibrador na válvula e pressione-a contra ele para obter a leitura da pressão.
5º passo: Feito isso, chegou a hora de calibrar os pneus. Caso a pressão esteja abaixo da recomendada, adicione mais ar usando a máquina de ar comprimido. Se a pressão estiver acima, libere ar até que o valor ideal seja atingido.
6º passo: repita o processo acima nos três pneus do carro, inclusive no estepe, que também deve estar calibrado corretamente. Feito isso, recoloque as tampas das válvulas para protegê-las de vazamentos e poeira.
Foto: Leonidas Santana/Shutterstock
Quantas vezes devemos calibrar os pneus?
Para especialistas, a calibragem dos pneus deve ser feita pelo menos uma vez ao mês, inclusive quando eles parecem estar em bom estado.
Além disso, em caso de viagens longas, o ideal é verificar a pressão dos pneus, assim como quando o carro estiver carregado demais. O peso adicional pode alterar a pressão desse componente tão importante para o veículo.