scorecardresearch ghost pixel



O que não te falam sobre o filtro de barro, mas você precisa saber

O grande segredo do filtro de barro não está apenas nas velas, mas também na forma como elas são limpas.



Basta visitar uma casa brasileira para se deparar com o tradicional filtro de barro, logo na cozinha. Por ser econômico, o objeto continua sendo uma das opções mais utilizadas para filtrar água. Sua popularidade persiste mesmo com o lançamento dos famosos dispensers de água e filtros elétricos.

Mas o filtro de barro não se resume à cultura do Brasil: ele possui uma tecnologia que segue funcionando mesmo com o avanço da modernidade. Segundo especialistas, esse método, visto como “arcaico” por muitas pessoas, é bastante eficaz quando o assunto é limpeza da água e redução da ingestão de produtos químicos advindos do processo de purificação.

No entanto, nem tudo são flores. Ter um filtro de barro em casa pode ser uma excelente escolha; contudo, é necessário adotar algumas práticas para mantê-lo limpo e evitar que sujeiras contaminem a água.

Como limpar o filtro de barro corretamente: o segredo que não te contam

Muitas pessoas ficam na dúvida sobre qual o jeito certo de limpar o filtro de barro. Para começo de conversa, existe uma regra básica: não utilizar água sanitária, desinfetantes, detergentes e outros produtos de limpeza, pois eles podem contaminar a água que fica armazenada no filtro.

Outros dois itens que estão vetados dessa limpeza incluem as esponjas e escovas de aço. Nesse caso, os objetos podem danificar as estruturas do filtro, além do risco de deixarem detritos que poderão ser ingeridos na água após a lavagem.

Foto: Shutterstock

Após descobrir o que não fazer, chegou a hora do momento chave: como limpar o filtro de barro corretamente. Primeiramente, em vez de utilizar produtos de limpeza ou outros abrasivos, recorra apenas a flanelas molhadas e água corrente para tirar as impurezas que ficaram no fundo do instrumento.

Em relação à parte externa, a liberdade é maior: dá para limpar da forma que preferir. Porém, o ideal é utilizar uma esponja macia com algum produto desengordurante. Na secagem, uma flanela úmida é útil para retirar o excesso e a sujeira.

Atenção à vela do filtro!

O grande segredo para manter o filtro funcionando está na durabilidade e higienização das velas. A peça é a responsável por captar as impurezas da água, até mesmo aquelas que não são vistas a olho nu.

Periodicamente, o recomendado é retirar as velas a cada 8 dias para a higienização. Lembre-se de que o filtro precisa estar vazio. Para a limpeza, não utilize sabão, detergente ou qualquer outro produto, apenas água corrente e as próprias mãos.

Deixe secar naturalmente e não utilize tecidos, pois fiapos podem grudar nas velas. Seguindo estas recomendações, seu filtro de barro estará sempre em ordem e funcionando da melhor forma possível.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário