scorecardresearch ghost pixel



Quem joga cascas de cebola fora está perdendo um tesouro – entenda por quê

As cascas de cebola são ricas em nutrientes e contam com várias propriedades, capazes de cuidar até mesmo da saúde do coração. Saiba como usar em diferentes formas de preparo.



As cascas de cebola, muitas vezes consideradas lixo, são, na verdade, ricas em nutrientes e oferecem diversos benefícios para a saúde e para o lar. Elas contêm propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e muito mais. Podem, inclusive, cuidar da saúde do coração! Por isso, veja boas razões para nunca mais descartar as cascas de cebola.

Elas são ricas em flavonoides, compostos antioxidantes que combatem os radicais livres, protegendo as células do corpo contra danos e reduzindo o risco de doenças crônicas como câncer, doenças cardíacas e doenças neurodegenerativas.

Por ter propriedades antimicrobianas, as cascas podem ajudar a combater infecções bacterianas e fúngicas. Além disso, possuem o poder de ajudar a reduzir os níveis de colesterol LDL (“mau”) e aumentar os níveis de colesterol HDL (“bom”), o que pode beneficiar a saúde do coração.

Na limpeza da casa, as cascas de cebola podem ser usadas para limpar panelas, frigideiras e outros utensílios de cozinha. Ou até mesmo como inseticida natural para repelir insetos, como pulgas, carrapatos e moscas.

Outro incrível uso dessa parte da cebola que vai para o lixo é a compostagem. As cascas de cebola podem ser adicionadas à composteira para enriquecer o solo.

Formas de preparo das cascas de cebola

São várias as formas de preparo de receitas com cascas de cebola, dependendo do objetivo de uso. Veja a seguir algumas delas:

Chá de cascas de cebola: para fazer um chá de cascas de cebola, basta ferver água com as cascas por alguns minutos e coar. Você pode beber o chá puro ou usá-lo para fazer compressas ou enxágues.

Tintura natural: para tingir tecidos com cascas de cebola, basta ferver as cascas com água por alguns minutos, adicionar o tecido e deixar ferver por mais alguns minutos.

Limpador natural: esfregue as cascas úmidas nas superfícies que deseja limpar. Simples assim!

Inseticida natural: para usar como inseticida, coloque as cascas em um saco de pano e pendure em áreas onde os insetos costumam aparecer.

Compostagem: basta adicionar as cascas de cebola à sua composteira com outros materiais orgânicos.

Fertilizante natural: corte as cascas em pedaços pequenos. Coloque-as em uma garrafa plástica com 1 litro de água e deixe descansar por 24 horas. Depois disso, filtre a solução para separar o líquido do sólido. Esse fertilizante pode ser usado para regar plantas de interior e exterior a cada 20 dias.

É importante lavar bem as cascas de cebola antes de usá-las para qualquer finalidade, para remover qualquer sujeira ou pesticida. Assim, você será capaz de explorar as diversas maneiras de uso dessa parte tão rica da cebola, com benefícios para a sua saúde e seu lar de forma natural e sustentável.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário