O ditado de que “dinheiro atrai dinheiro” pode ser confirmado após a divulgação do último relatório das cidades mais ricas do mundo em 2024, feito pela especialista em migração de riqueza internacional, Henley & Partners.
Segundo o levantamento, a cidade mais rica do mundo acumula um total de US$ 3 trilhões. O lugar supera a riqueza total dos países do G20, sendo líder no ranking global. Do número de habitantes da metrópole, 349.500 são milionários, 744 são centimilionários (pessoas com mais de US$ 100 milhões em patrimônio) e 60 são bilionários. Ou seja, isso faz do lugar o epicentro da riqueza no mundo. Saiba qual é ela a seguir!
Quais as cidades com mais ricos do mundo?
Sem mais delongas, a cidade que detém o maior número de ricos do mundo é Nova York. Essa informação confirma não só a força da metrópole, mas também a torna ainda mais atrativa para os ricos que querem viver no “centro do mundo”.
Cidade de Nova York é considerada a mais rica do mundo (Foto: Shutterstock)
Na segunda posição do ranking de cidades mais ricas do mundo está a Bay Area, situada no norte da Califórnia. O motivo que a coloca em uma posição de destaque está relacionado com o aumento de 82% da população milionária na última década. Ao todo, residem 305.700 milionários, 675 centimilionários e 68 bilionários. A região engloba São Francisco e o Vale do Silício, refúgio para a elite dos segmentos tecnológicos e financeiros.
Em terceiro lugar está Tóquio, que já chegou a ser considerada a cidade mais rica do mundo. A queda de posição foi motivada pelo declínio de 5% da população residente de HNWI. Enquanto isso, Cingapura sobe duas posições, ocupando o quarto lugar após aumentar em 64% sua população milionária nos últimos dez anos.
Completando o top cinco, está a cidade de Londres. Após uma queda de 10% na sua população de milionários, a capital britânica enfrenta desafios para se manter como um dos principais polos financeiros globais.
O que impulsiona as cidades mais ricas do mundo?
A força motriz dos mercados financeiros tem desempenhado um papel importante no crescimento das cidades mais ricas do mundo, segundo o Dr. Juerg Steffen, CEO da Henley & Partners. Contudo, apesar de parecerem terras promissoras, ainda existem riscos que ameaçam o poder dessas grandes metrópoles, como crises financeiras e conflitos entre países.
Além disso, o boom milionário da China, conforme consta no relatório, está fazendo com que o país se destaque em diversos segmentos, inclusive no quesito riqueza. Pequim, por exemplo, entrou no Top 10 da empresa de consultoria. Xangai, Guangzhou e Shenzhen também estão com cada vez mais milionários.
No caso de Dubai, a cidade é a mais rica do Oriente Médio, com um crescimento de 78% em sua população milionária na última década. Apesar de não existirem cidades africanas figurando no Top 50, a Cidade do Cabo e Nairóbi são vistas como as grandes estrelas em ascensão.
Por último, o levantamento ainda trouxe o ranking das cidades mais caras do mundo, ou seja, onde é preciso ter muito dinheiro para viver nelas. O primeiro lugar ficou com Mônaco, seguido por Nova York, Londres, Hong Kong e Sydney. Comprar um imóvel nestes lugares, por exemplo, exige muito mais do que um bom salário e estabilidade.