scorecardresearch ghost pixel



Quer pagar menos na conta de energia? Escolha este horário para tomar banho

O horário que escolhemos tomar banho influencia diretamente na fatura. Veja como economizar no dia a dia.



A conta de luz é um dos vilões das finanças pessoais. Muitas pessoas ficam apreensivas quando o boleto chega, receosas do valor que pode vir. A medição é feita pelas fornecedoras com base nas bandeiras, que podem ser verde, amarela ou vermelha.

Quando está na época de pouca chuva, por exemplo, as hidrelétricas podem passar por dificuldades na hora de fornecer energia. Nesse caso, sai de cena a bandeira verde e entram as bandeiras amarela ou vermelha, dependendo do nível das águas.

Felizmente, existem dicas para economizar energia que muitas pessoas seguem à risca para ver a fatura baixar ao final do mês. Uma bastante comum é ter hora certa para tomar banho a fim de reduzir o consumo. Esse hábito pode garantir uma boa surpresa ao pegar sua próxima fatura.

Qual o melhor horário para tomar banho e pagar menos na conta de luz?

Para evitar pagar uma fortuna na conta de luz, é preciso rever os hábitos de consumo de energia, refletidos na fatura. Segundo especialista em economia, existe o melhor horário para tomar banho e pagar menos na fatura energética.

Tomar banho entre 00h e 19h, o valor da tarifa será menor. Já aqueles que preferem tomar banho entre 19h e 20h, e das 23h às 00h, o valor cobrado será intermediário. Por fim, tomar banho entre 20h e 23h, o valor da tarifa será maior.

Considerando que é no período noturno que as pessoas estão mais em casa, os valores de gasto energético também acabam sendo maiores. Dessa forma, recomenda-se tomar banho em um horário que não vá atrapalhar o bolso, ou seja, até às 19h e depois das 22h.

Foto: Shutterstock

Atenção ao chuveiro elétrico

Um dos grandes vilões da conta de luz é o chuveiro elétrico. Se o intuito for economizar energia, é preciso ter cuidado com ele, pois o aparelho interfere drasticamente no valor final da fatura da conta de luz.

Por isso, ao tomar banho, é preciso ter conhecimento de que, quanto mais quente a água, maior será o consumo energético. O ideal é deixar o chuveiro em temperaturas mais baixas, se possível, até na água fria. Contudo, vale destacar que existem situações em que é necessário tomar banho quente, sobretudo em dias muito frios.




Voltar ao topo

Deixe um comentário