Suas plantas sempre morrem? Aprenda 6 truques para uma rega rerfeita e um jardim radiante

Se as suas plantas estão sem vida, elas podem sofrer as consequências de alguns erros que você comete por completo desconhecimento. Confira alguns aspectos que merecem a sua atenção.



As suas plantas estão murchas e sem vida? Se isso tem acontecido com frequência, saiba que a culpa muitas vezes está na irrigação inadequada. Existem alguns truques certos e necessários para cuidar melhor das suas plantinhas e transformar os seus vasos de uma vez por todas.

Antes de tudo, é importante entender as características das plantas que você tem em casa. Isso porque cada plantinha precisa de um tipo de cuidado diferente, já que não existe uma regra que sirva para todas elas. Então, pesquise sobre a planta na internet ou peça orientação em lojas de jardinagem para minimizar os erros.

Cuidado com a quantidade de água nas plantas

Ao conhecer melhor a sua planta, você vai conseguir identificar detalhes como o ambiente ideal e a quantidade de água que ela precisa para se desenvolver de forma saudável. Veja algumas dicas que podem te ajudar na rotina de cuidados.

1- Ambiente menos úmido: para as plantas que preferem um ambiente assim, como violetas africanas e orquídeas, despeje água no pires do vaso em vez de diretamente no solo. Isso garante que as raízes absorvam a água de que precisam sem ficarem encharcadas, evitando o apodrecimento e doenças.

2- Regiões mais áridas: se você mora em uma região assim, a irrigação por gotejamento é a solução perfeita! Esse sistema libera água lentamente e diretamente nas raízes, evitando o desperdício e garantindo a hidratação ideal para suas plantas.

3- Vasos autoirrigáveis: eles são considerados ótimos aliados para você que fica menos tempo em casa, por exemplo, em situações de viagens recorrentes ou férias. Os vasos armazenam água em um reservatório e a liberam gradativamente para as raízes, garantindo que suas plantas fiquem hidratadas mesmo durante sua ausência.

4- Aposte na rega pela manhã: quando tanto as plantas quanto o solo estão mais frescos, é a melhor hora de fazer a rega. Isso evita a rápida evaporação da água sob o sol forte, garantindo que as raízes absorvam o máximo de hidratação.

5- Água filtrada ou de chuva: saiba que nem todas as plantas apreciam a água da torneira, que pode conter substâncias nocivas. Para espécies mais sensíveis, como samambaias e orquídeas, utilize água filtrada ou de chuva, especialmente se você mora em uma região com água rica em calcário.

6- Cuidado com o excesso de água: ela pode ser a inimiga das suas plantas, ao dificultar a respiração das raízes, favorecendo o crescimento de fungos e bactérias. Cactos e suculentas, por exemplo, preferem períodos curtos de seca entre as regas.




Voltar ao topo

Deixe um comentário