7 cidades brasileiras correm risco de serem “engolidas” pelo mar

Aproximadamente 2 milhões de pessoas poderiam ser afetadas.



Sete cidades brasileiras estão sob ameaça iminente de inundação devido ao avanço do mar, conforme projeção da organização não governamental Climate Central. Esta previsão destaca o perigo crescente enfrentado por áreas litorâneas em todo o mundo.

Segundo o levantamento, no Brasil, as cidades ameaçadas de inundação são Rio de Janeiro, Fortaleza, Salvador, Recife, Porto Alegre, São Luís e Santos. Estima-se que aproximadamente 2 milhões de pessoas poderiam ser afetadas por esse fenômeno climático.

Estudos mostram que mar pode invadir algumas cidades do país (Foto: Canva)

Entenda a projeção

A projeção baseia-se principalmente em dois fatores importantes: limitar o aquecimento global a 1,5°C nos próximos anos e se a temperatura média aumentar até 3°C. Especialistas alertam que outras 93 cidades em 38 países também estão em risco de serem inundadas pelo avanço do mar.

A Climate Central utiliza informações do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) para o seu mapeamento. Segundo a organização, nos últimos 30 anos, o nível do mar já subiu 9 centímetros.

O problema, no entanto, tende a se agravar com o tempo, com estimativas indicando um aumento de 80 centímetros até o ano de 2100.

Vista do Rio de Janeiro (Foto: Donatas Dabravolskas/Shutterstock)

Nível do mar em SP pode aumentar

Uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP) revelou que, nos últimos 73 anos, o nível do mar no estado de São Paulo aumentou em 20 centímetros. O estudo também projeta que até 2050, esse aumento acumulado pode atingir 36 centímetros.

Diante dos desafios, cidades estão implementando medidas para se adaptar e mitigar os impactos do aumento do nível do mar. O Rio de Janeiro optou por uma parceria com a Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) para monitorar o nível do mar e desenvolver estratégias de resposta.

Para lidar com o desafio, a administração do Recife tem tomado medidas como a remoção de famílias de áreas de risco. Enquanto isso, Fortaleza, também enfrentando a ameaça, considera a construção de um lago subterrâneo para controlar o avanço da água como uma das soluções possíveis.

Como chegamos até aqui?

Os fenômenos de aumento do nível do mar são cada vez mais comuns. Eles resultam de mudanças climáticas globais, intensificadas pelo aquecimento global causado pela emissão de gases de efeito estufa.

O derretimento das calotas polares e das geleiras, juntamente com a expansão térmica da água oceânica devido ao aumento da temperatura, também contribuem significativamente para o aumento do nível do mar.

Essas mudanças têm impactos profundos em áreas costeiras, aumentando o risco de inundações e erosão costeira, afetando milhões de pessoas ao redor do mundo. Uma curiosidade interessante é que a taxa de aumento do nível do mar não é uniforme globalmente, sendo influenciada por fatores locais como a subsidência do solo e correntes oceânicas.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário