Adeus, conta-gotas! Especialista revela o jeito certo de limpar os furinhos do chuveiro

Para um banho mais prazeroso, especialista ensina como limpar o chuveiro de casa sem danificar o aparelho.



A hora do banho é sagrada para muitas pessoas, principalmente após um dia estressante e cansativo de trabalho. Contudo, ao ligar o chuveiro, muitas vezes se deparam com as saídas de água entupidas ou tortas, situação que irrita até mesmo os mais pacientes.

A boa notícia é que existem formas de aliviar esse inconveniente de maneira simples, sem precisar recorrer a nenhum método milagroso ou misturas mirabolantes. Caso haja a incidência do problema, talvez seja necessária a manutenção da caixa d’água em vez de tentar trocar de chuveiro.

Como limpar os furinhos entupidos do chuveiro?

Para começar a limpeza, especialistas recomendam como primeiro passo desligar a energia elétrica do chuveiro. O intuito é evitar acidentes envolvendo eletricidade.

Caso more em prédio, onde não há uma chave geral no apartamento, o recomendado é consultar o síndico para saber se é possível desligar a energia apenas da residência. Com ela desligada, podemos dar início ao próximo passo.

Segundo Edson Suguino, engenheiro da Lorenzetti, uma das marcas de chuveiro mais conhecidas do Brasil, o processo de limpeza é simples, apesar de muita gente acabar complicando. Basta passar uma esponja com detergente na parte de fora e em cima.

Já na parte do espalhador, onde estão os furinhos, o ideal é utilizar uma escova com cerdas mais firmes. O especialista diz que pode ser uma escova de dentes.

Vale destacar que a retirada do espalhador só é recomendada quando ele é fácil de retirar; caso contrário, limpe os furinhos do chuveiro com a escova. Essa limpeza deve ser feita a cada três meses.

E quando o chuveiro está muito entupido?

Um dos problemas que mais incomodam é o chuveiro entupido, que impede a saída de água do espalhador do equipamento, os famosos furinhos.

Quando isso ocorre, é comum buscar na internet soluções caseiras mirabolantes que prometem resolver o problema como num passe de mágica. Muitos recomendam utilizar objetos pontiagudos, como palitos de dente, ou até vinagre para desobstruir os buracos. No entanto, segundo especialistas, esses métodos podem ser arriscados.

No caso do vinagre, a substância possui uma porcentagem de ácido acético que, quando em contato por muito tempo com a resistência ou outras partes metálicas do chuveiro, pode gerar corrosão. Isso, claro, acontece quando feito de forma repetida. No que se refere às agulhas, elas podem acabar entortando a direção do jato.

Portanto, o jeito certo de lavar os furinhos do chuveiro é com a ajuda de uma escova, de preferência com cerdas mais duras e resistentes. Caso o problema não seja resolvido e o chuveiro volte a entupir com certa frequência, a culpa da sujeira pode ser da caixa d’água. O ideal, então, é limpar o reservatório pelo menos duas vezes ao ano.




Voltar ao topo

Deixe um comentário