Nesta semana, entre os dias 3 e 7 de junho, uma frente fria avança pelo Brasil, provocando mudanças significativas no clima em diferentes regiões do país.
Na região Sul, por exemplo, a frente fria começou a atuar nesta segunda-feira, 3 de junho, provocando chuva para o litoral norte, vales e região metropolitana de Porto Alegre. O céu pode ficar nublado e coberto de nuvens, com possibilidade de precipitações a qualquer momento.
No caso de Santa Catarina e centro-sul do Paraná, podem ocorrer pancadas de chuvas isoladas. Já na metade sul do Rio Grande do Sul, o sol aparece entre nuvens, enquanto o tempo firme predomina no norte do Paraná.
Região Sudeste
A semana começa com sol forte e tempo firme no Rio de Janeiro, além de boa parte de Minas Gerais e São Paulo, incluindo as capitais. Pode chover de forma isolada no Espírito Santo, em Caratinga (MG) e no extremo sudeste de São Paulo.
Além disso, uma frente fria que avança pela Região Sul deixará o tempo chuvoso na faixa leste dos estados. Não há previsão de queda brusca de temperatura e nem o risco de geada. No decorrer da semana, o acumulado será de cerca de 30 mm no litoral de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. A chuva também alcançará Minas Gerais.
Foto: Shutterstock
Região Centro-Oeste
Na região, as temperaturas permanecerão altas durante a semana, com máximas de até 36º em Sinop (MT). Sem chuvas, o calor provoca estresse térmico no gado, prejudicando a pecuária leiteira.
Produtores devem ter cuidado ao realizar manejo com fogo, considerando que o ambiente quente e seco favorece o avanço das chamas. No restante da região, como em Goiás e no Distrito Federal, o sol e o tempo seco predominam.
Região Norte
A semana começou com pancadas de chuva na maior parte do Amazonas, norte de Roraima, Rondônia, centro-norte do Pará e oeste do Amapá. Sem previsão de chuva, o tempo firme predominará em boa parte do Acre.
Choverá nos próximos cinco dias, com a concentração das pancadas de chuva na faixa norte do Amazonas, Roraima, norte do Pará e Amapá. Os volumes podem chegar até 100 mm. No Tocantins, o calor e a ausência de chuvas volumosas deixarão as lavouras de milho sob estresse térmico e hídrico.
Região Nordeste
Por fim, na região Nordeste, a chuva continuará nas áreas litorâneas nesta semana. A circulação dos ventos provocará chuvas isoladas no litoral da Paraíba e no nordeste da Bahia. Precipitações mais intensas também estão previstas para o Sul da Bahia e Salvador.
Já o acumulado de chuva pode chegar a 40 e 50 mm no norte do Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte e no Maranhão. O fenômeno ajudará na reposição hídrica do solo e na recuperação das lavouras de milho. Por outro lado, as temperaturas na região devem ficar entre 34ºC e 35ºC.