scorecardresearch ghost pixel



Conta de luz: inimigo secreto que você não conhece é campeão de consumo

Se quiser ver sua fatura energética despencar, é melhor seguir estas dicas.



Uma das despesas que mais preocupam os brasileiros é a conta de luz. Mesmo adotando medidas para economizar, muitas vezes a fatura continua chegando alta.

Mas se, mesmo mudando alguns hábitos, a conta ainda causa espanto com valores absurdos, é preciso rever alguns hábitos que passam despercebidos quando o tema é economia de energia elétrica.

Quais são os motivos que aumentam a conta de luz?

Um dos vilões da conta de luz que muita gente não sabe é o hábito de deixar os eletrodomésticos no modo standby, ou seja, o famoso “modo de espera“.

Na prática, mesmo desligados, esses aparelhos eletrônicos continuam consumindo energia quando estão conectados à tomada. O consumo, por menor que seja, pode acumular-se ao longo do mês e, ao final, resultar em uma fatura acima do planejado, mesmo quando os moradores da casa adotam o consumo consciente no uso de energia.

Neste caso, o mais recomendado é desligar completamente os aparelhos da tomada quando não estiverem em uso. O ideal é utilizar os filtros de linha, pois estes facilitam o processo de desligamento de vários aparelhos de uma só vez, além de protegê-los contra oscilações bruscas de energia.

Os aparelhos que mais consomem energia quando estão conectados ao cabo de alimentação incluem: monitores, videogames, chuveiros elétricos, ar-condicionado e televisores.

Foto: Shutterstock

Conta de luz mais barata

São ações simples, mas que, quando feitas todos os dias, ajudam a reduzir o consumo de energia e a receber uma fatura mais barata. Desligar o cabo de alimentação da tomada quando os aparelhos não estão sendo utilizados é o melhor jeito de diminuir o consumo energético e, consequentemente, a conta de luz.

Além deste hábito, é importante atentar-se a outros que também podem estar sugando a energia de dentro de sua casa. Identificar esses vilões é o primeiro passo dessa tarefa que parece difícil, mas não é impossível. Ao final do período, será possível perceber uma redução na fatura energética. Acredite!




Voltar ao topo

Deixe um comentário