O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou o calendário de pagamentos de junho para aposentados, pensionistas e beneficiários de programas temporários.
O cronograma segue a ordem do penúltimo dígito do Número de Benefício, com os segurados que recebem até um salário mínimo iniciando os recebimentos no dia 24 de junho e se estendendo até o dia 7 de julho.
Por conta da calamidade pública decretada no Rio Grande do Sul, o INSS antecipou o pagamento da parcela de junho para aposentados, pensionistas e inscritos no BPC residentes no estado. Estes beneficiários receberão o valor no dia 24 de junho.
Auxílios temporários
Para os demais estados, o calendário de pagamentos de auxílios temporários como auxílio-doença, auxílio-reclusão e auxílio-acidente segue a programação regular, com os depósitos ocorrendo entre os dias 1º e 7 de julho, de acordo com o Número do Benefício.
Para consultar a data exata do seu pagamento, o INSS disponibiliza diversos canais, como o aplicativo Meu INSS e o site do Instituto. Há ainda a possibilidade de esclarecer dúvidas por meio do telefone 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Confira a seguir o calendário completo com as datas de repasse do benefício. A divisão considera aqueles que recebem um salário mínimo, que são os primeiros a ter o dinheiro, seguidos dos benefícios acima desse valor. Sendo assim:
Quem recebe um salário mínimo, com base no penúltimo dígito e a data de pagamento:
- 1 – 24 de junho
- 2 – 25 de junho
- 3 – 26 de junho
- 4 – 27 de junho
- 5 – 28 de junho
- 6 – 1º de julho
- 7 – 2 de julho
- 8 – 3 de julho
- 9 – 4 de julho
- 0 – 5 de julho
Quem recebe mais do que o piso nacional, também com o penúltimo dígito e a data de pagamento:
- 1 ou 6 – 1º de julho
- 2 ou 7 – 2 de julho
- 3 ou 8 – 3 de julho
- 4 ou 9 – 4 de julho
- 5 ou 0 – 5 de julho