A barba-de-serpente é uma planta que confere um toque exótico e diferenciado ao seu jardim ou casa. Originária da China e do Japão, essa planta é amplamente utilizada em projetos paisagísticos no Brasil. Também conhecida como Liriope muscari, a variação mais comum por aqui é a variegata, distinguida pelas folhas longas e estreitas que podem atingir até 30 cm de altura.
A paisagista Marcilene Monzani, em entrevista à Revista Casa e Jardim, conta que suas flores eretas são mais altas que as folhas e aparecem em tons de azul, violeta ou branco. Essas flores geralmente surgem no verão, mas, como temos um clima tropical, a barba-de-serpente pode florir em várias épocas do ano.
Além disso, na cultura oriental, ela é símbolo de boa sorte e prosperidade, representando perseverança e resistência por se adaptar a diferentes condições.
Como cultivar a barba-de-serpente em casa
Se você quer ter uma barba-de-serpente em casa, saiba que ela é bem fácil de cuidar e muito versátil. A paisagista Katiene Rosa, à Casa e Jardim, explica que você pode propagá-la dividindo as touceiras. É só separar e plantar as touceiras, preservando as raízes. Logo, elas ficarão cheias de novo. O ideal é fazer isso na primavera ou no verão, quando a planta está em crescimento.
A barba-de-serpente se dá bem tanto no sol quanto na meia-sombra, mas um pouco de sol ajuda a crescer mais rápido. No entanto, é essencial que o local tenha bastante claridade e boa circulação de ar.
Adicionalmente, para regar, a dica é manter o solo úmido todos os dias, especialmente no verão, mas sem encharcar. Além disso, adubar com NPK 4-14-8 a cada 4 meses vai garantir que sua planta fique linda e saudável.
Outras plantas com flores sazonais
Além da barba-de-serpente, outras plantas que têm flores em certas épocas do ano podem deixar seu jardim ainda mais bonito. O hibisco, por exemplo, tem flores que aparecem principalmente no verão, dando um toque tropical ao ambiente.
Por outro lado, a azaleia é outra opção, florescendo no outono e inverno, com flores que vão do branco ao rosa intenso, colorindo seu jardim nos meses mais frios.
Além disso, a camélia é também uma ótima escolha, com flores grandes e vistosas que aparecem no final do inverno e início da primavera.
* Com informações de Revista Casa e Jardim