Atualmente, é possível conectar quase tudo à internet. Além dos computadores e celulares, as Smart TVs também oferecem maneiras de se conectar à internet. A forma mais utilizada, sem sombra de dúvida, é a conexão Wi-Fi, que possibilita o acesso a aplicativos pela rede sem fio.
Contudo, existem várias razões que te farão abandonar a conexão wireless e optar pela versão tradicional, com fio. A principal delas é a melhoria na conexão, que pode turbinar os serviços de streamings, por exemplo, evitando que eles travem.
Foto: BritCats Studio/Shutterstock
5 motivos para você abandonar a conexão Wi-Fi e usar cabo de rede na Smart TV
Confira a seguir as razões para você trocar a conexão wireless pela rede com fio:
1. Mais velocidade máxima
Quando o assunto é velocidade máxima, isso significa aproveitar 100% da largura de banda contratada. Se o serviço oferecer 500 Mbps, é possível utilizar 50 MB por segundo.
Quem usa Wi-Fi dificilmente alcançará esses valores. Por outro lado, é importante analisar a placa de rede da Smart TV, que precisa ser equipada com a tecnologia Gigabit para oferecer a maior velocidade máxima possível; caso contrário, seu uso se limitará a 100 Mbps.
2. Redução da latência
Em termos gerais, latência é o tempo decorrido do momento em que o nosso dispositivo envia o pedido até o servidor para que ele receba e execute os comandos.
Essa função não faz muita diferença em streaming de vídeos; porém, ao consumir conteúdos ao vivo, a diferença é notável. Neste caso, quanto menor for o valor, melhor será a latência.
3. Mais segurança
Apesar de oferecer um excelente serviço de criptografia, com senha para acessar o Wi-Fi, ainda existe o risco de invasão por cibercriminosos. Ou seja, eles podem roubar as informações de dispositivos conectados pela rede sem fio.
Ao utilizarmos a internet com cabo de rede, o risco de isso acontecer deixa de existir, pois não estaríamos compartilhando a senha. Além disso, há o aumento na estabilidade da conexão, em que não existe o perigo de sermos afetados por outros dispositivos próximos.
4. Jogos de streaming ou pela nuvem mais rápidos
Outro motivo para abandonar a conexão Wi-Fi e migrar para o cabo de rede está no melhor aproveitamento de conteúdos de jogos de streaming ou em nuvem.
Quem possui um Xbox Game Pass, por exemplo, sentirá a melhora ao executar as ações do jogo. Sem lags, ou seja, atrasos nos comandos, as chances de não perder a cabeça por culpa de travamentos são maiores com o cabo Ethernet.
5. Fim dos problemas de cobertura
Por último, um dos pontos positivos de conectar o cabo de rede na Smart TV é evitar interferências e problemas relacionados à cobertura. Quando a rede é de 5 GHz, 2,4 GHz ou Wi-Fi 6, a compatibilidade do roteador com o dispositivo pode enfrentar dificuldades em ambientes saturados, como blocos de apartamentos.
Contudo, se a conexão usada for a cabeada, tudo fica mais fácil e melhor, pois não há que se preocupar com senhas, cobertura, tecnologias e, claro, com a velocidade da conexão Wi-Fi.