Um dos temas mais debatidos hoje em dia é o consumo de energia elétrica, tendo em vista que a demanda por eletricidade está em crescimento constante. A forma como utilizamos essa energia resulta em um grande impacto no meio ambiente, haja vista que a maior parte dela tem origem em fontes não renováveis.
Frente a este questionamento, muitas pessoas perguntam-se se existe um horário considerado “pico de energia”. Essa pergunta é bastante importante, pois está diretamente ligada ao consumo de energia.
Entender quais são os períodos em que a energia é mais cara, por exemplo, pode ajudar a economizar e evitar surpresas desagradáveis na hora de pagar a fatura.
Quando ocorre o pico de energia?
O pico de energia ocorre quando a demanda por eletricidade atinge o seu ápice, que geralmente se verifica no final da tarde e início da noite, nos dias úteis.
Isso ocorre devido ao uso simultâneo de aparelhos elétricos, o que consequentemente resulta em tarifas energéticas mais altas. Dessa forma, é importante programar o uso de aparelhos de alto consumo para esses horários, sobretudo na hora de tomar banho.
Foto: Reprodução
O que fazer para economizar energia?
Além de fugir dos horários de pico, trocar as lâmpadas por modelos de LED, que são mais econômicos e duráveis, também é uma das práticas recomendadas. Outro ponto fundamental é desligar totalmente os equipamentos que não estão sendo utilizados, para evitar o consumo em modo stand-by, como televisores e videogames.
No caso do ar-condicionado, o recomendado é mantê-lo ligado somente quando necessário e em temperatura moderada. A instalação de sistemas de energia renovável, como painéis solares, por exemplo, também pode ser uma opção viável, pois proporciona uma economia a longo prazo e contribui para a sustentabilidade ambiental.
Dessa forma, ao adotar essas medidas, você estará economizando não só dinheiro, como também contribuindo para a preservação do meio ambiente. Portanto, evite o consumo excessivo em horário de pico para reduzir o acionamento das fontes de energia menos sustentáveis. Seu bolso e o planeta agradecem.